You are currently viewing Geografia – Uma coisa vira outra: reciclagem

Geografia – Uma coisa vira outra: reciclagem

Garrafas de plástico

Você sabe o que é reciclagem?
A reciclagem consiste em reaproveitar objetos que já foram utilizados e que seriam descartados ou seja iriam para o lixo. Assim, por exemplo, o plástico de uma garrafa já utilizada pode ser reciclada, ou seja, reaproveitada na fabricação de outros objetos de plástico.

Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

ATIVIDADE 1

Observe a imagem abaixo e, a partir do seu conhecimento prévio, responda as questões em seu caderno:

Lixo, Recipiente, Reciclando
Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors

a) O que a imagem significa?

b) Você já viu essas lixeiras em algum lugar? Onde?

c) Você já ouviu falar em coleta seletiva? Sabe como funciona?

d) O que é lixo orgânico?

Coleta Seletiva

Para que possamos reaproveitar o lixo, é necessário separar corretamente os materiais. A esse tipo de ação chamamos coleta seletiva. Existem lixeiras próprias para depositar cada tipo de material. Elas têm cores diferentes.Os materiais recicláveis são: papel (azul), vidro (verde), plástico (vermelho) e metal (amarelo). O lixo orgânico, representado pela cor marrom, é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo.

ATIVIDADE 2

Veja o símbolo a seguir:

Coleta Seletiva

a) Converse com sua família sobre esse símbolo. Registre seus apontamentos no caderno:

b) Na sua casa é feita a coleta seletiva do lixo? Em caso positivo, como ela é feita?

c) Você já viu ou utilizou produtos feitos a partir de materiais recicláveis? Quais?

ATIVIDADE 3

Uma das alternativas abaixo é falsa. Identifique-a e reescreva-a corretamente:

a) A reciclagem transforma o lixo em materiais reutilizáveis.

b) A coleta seletiva ocorre quando separamos os materiais recicláveis em lixeiras próprias.

c) A reciclagem é uma maneira de aumentar a quantidade de lixo.

Vários materiais podem ser reciclados, mas o processo de reciclagem é diferente para cada material.

A reciclagem é importante para o meio ambiente pois diminui os impactos ambientais e sociais

Quando descartamos de forma incorreta, o lixo plástico, por exemplo, podemos estar contribuindo de forma negativa  com diversos problemas da cidade, entre eles: o entupimento de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas. Depois disso, o plástico pode chegar aos oceanos e além de sujar as margens costeiras, o plástico provoca ferimentos nos animais marinhos que se entrelaçam nas peças maiores e confundem-no, aos pedaços mais pequenos, com comida. A ingestão de partículas de plástico pode impedi-los de digerir os alimentos normais e originar poluentes químicos tóxicos nos seus organismos.

Parlamento Europeu. Plástico nos oceanos. disponível em: <https://tinyurl.com/y2r8j3ps> adaptado para fins pedagógicos.
E-cycle. Plástico no meio ambiente, disponível em: <https://tinyurl.com/y5ag4ujs> adaptado para fins pedagógicos.

Poluição

Por estarmos falando em reciclagem e plástico, vamos assistir agora ao episódio “Uma coisa vira outra” do Show da Luna: Nesse episódio Luna avisa que o plástico precisa ser reciclado. Mas como exatamente isso acontece? Será que é só lavar os potinhos de plástico e reutilizar?

Vamos assistir para descobrir!

Uma coisa vira outra – O show da Luna

Para reduzir o lixo plástico na cadeia alimentar, precisamos praticar o consumo consciente – repensar e reduzir o nosso consumo. Já pensou em quantas coisas superficiais utilizamos no dia a dia que poderiam ser evitadas? Então!? Que tal fazer como a Luna? Reciclar é cuidar da vida!

Pense e reflita: o consumo deve ser consciente!

Habilidades(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno
Objetos do ConhecimentoReciclagem, Produção, circulação e consumo
Componente Curricular:Ciências e Geografia

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: reciclagem (Bloco 1):

Lixo – Reciclagem – Coleta Seletiva – Ed. Ambiental e Saúde – Ens. Fundamental – 08 Set – Bloco 01