You are currently viewing Língua Portuguesa – Um Salto na Aventura

Língua Portuguesa – Um Salto na Aventura

Quem já não teve uma aventura ao escalar a mangueira ou a goiabeira para pegar fruto direto na árvore? É emocionante, não é? Você sabia que existem Esportes de Aventuras? Hoje, você aprenderá sobre “Parkour”, conhecendo seus movimentos básicos como ultrapassar obstáculos, correr, rolar, escalar e pular. Vem comigo! Vamos conhecer uma nova aventura!

Você já ouviu falar em Parkour?

Imagine uma atividade que mescla a Arte com Exercício Físico, movimentos rápidos e eficientes com um único objetivo: ultrapassar obstáculos. Correr, rolar, escalar e pular barreiras é uma das principais características do Parkour. Para praticá-lo, é necessário muita flexibilidade, força e equilíbrio. E existem técnicas específicas que marcam o Parkour como esporte: saltos, rolamentos, aterrissagens e equilíbrio. 

Veja algumas imagens com experiências do Parkour com crianças da Escola M. Rotary Goiânia Sul usando obstáculos do Parquinho.

O Parkour recebe muitas críticas por ser um esporte de alto risco, mas é importante saber que os praticantes são experientes e não se machucam com facilidade, por isto é um esporte que requer muita concentração e dedicação, devido ao fato de que uma pessoa pode sofrer sérios machucados caso execute uma técnica erroneamente.

Assista aos vídeos para entender um pouco mais:

Vídeo: Parkour para crianças | Turma Outdoor 2015, canal Ponto B (A academia “Ponto B” é uma referência no ensino do Parkour no Brasil):

“Parkour para crianças | Turma Outdoor 2015” – Canal: Ponto B – Link: https://www.youtube.com/watch?v=i2zv0Afqy7w

Vídeo: Parkour Kids PRO em Floripa, canal Ponto B:

“PARKOUR KIDS PRO EM FLORIPA SC” – Canal: Ponto B – Link: https://www.youtube.com/watch?v=cTHRI0WMifQ

Vídeo: PARKOUR PARA CRIANÇAS, canal Tracer Parkour (A Tracer é a primeira academia de Parkour do Brasil):

“PARKOUR PARA CRIANÇAS!” – Canal: Tracer Parkour – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fdhNi-U2AcM

ATIVIDADE 1

Vamos falar sobre o texto? Com a ajuda de um adulto pense e responda!

  • Qual o título do texto?
  • No Parkour os movimentos são rápidos e eficientes para pular obstáculos. Quais são as características do Parkour?
  • Parkour recebe muitas críticas por ser um esporte de alto risco. Em sua opinião este esporte é considerado perigoso?
  • Você gostou de conhecer este Esporte? Por quê?
  • Correr, rolar, escalar e pular barreiras é uma das principais características do Parkour. Quais brincadeiras você conhece que parecem com o Parkour?

ATIVIDADE 2

Você sabe quais são os movimentos básicos do Parkour? Com o auxílio de um adulto, faça uma pesquisa e registre no seu caderno (se você ainda não sabe escrever faça desenhos).


ATIVIDADE 3

Então vamos nos aventurar? 
Chame alguém para te ajudar!
Ao ouvir a música, as rimas você deverá encontrar!

Lembre-se que as rimas terminam com o mesmo som.
Todos conseguem, não é nenhum dom!
Preste bem atenção, pois será tudo de bom!

Clique no link a seguir com o vídeo de uma música muito legal que fala de aventura e responda o desafio abaixo: Vídeo: Ivete Sangalo Canta a Música de Ducktales: Os Caçadores de Aventuras! Canal: Disney.

Link do vídeo:

“Ivete Sangalo Canta a Música de Ducktales: Os Caçadores de Aventuras!” – Canal: Disney
Link: https://www.youtube.com/watch?v=vvwTaWB5Vm4
  • Chegou a hora do desafio: Encontre na música as rimas das palavras abaixo:
  1. furacão  
  2. sério
  3. história
  4. engano
  • Conte a alguém da sua família como foi sua experiência com as Rimas. 

* Lembrem-se, alguns movimentos do Parkour são para profissionais desse esporte (treinar não é uma brincadeira), não tente nenhum movimento perigoso.



Saiba Mais / Referências:
História do Parkour: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/parkour.htm
Dicas importantes para quem nunca treinou e quer começar a praticar Parkour: Vídeo: Jovem Rafa – Parkour em Casa, canal: Rafael Shimanoehttps://www.youtube.com/watch?v=z3qA3rT44uo&feature=youtu.be
Vídeo: Parkour para crianças, canal: InsideSBT Brasíliahttps://www.youtube.com/watch?v=qGpEP5Pn7pEVídeo: Parkour Kids Level Up at the Gym: https://www.youtube.com/watch?v=xJJEzresLS4
Objeto de ConhecimentoPráticas corporais de aventura urbanas e natureza: conceito, valores, características básicas, regras e fundamentos técnicos de segurança;Antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação;Localização de informações explícitas em textos;Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos;
Componente CurricularPortuguês




Habilidades
(EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado.(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefacio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhas, parlendas, travalínguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
Proponentes/ Professores:Anne Carolliny Martins EichlerEloisa Vieira da Silva Greyce Kely de Freitas Mariano Hortência Vieira Tomaz Silva Lívia Amélia Candido de Melo
Instituição Educacional:Escola Municipal Rotary Goiânia Sul
CRE:Brasil Di Ramos Caiado