You are currently viewing Um objeto pode ganhar vida?

Um objeto pode ganhar vida?

Dentre as diversas modalidades teatrais, está o Teatro de Formas Animadas. Também conhecido como Teatro de Animação, é uma modalidade teatral em que os atores/manipuladores utilizam o corpo, os bonecos, as máscaras, os objetos, as formas e as sombras para representar seres humanos, animais ou ideias abstratas. 

Clique no link abaixo e assista ao vídeo “Figura Theatre – Sense of Beauty”, do canal “Prologue to the Performing Arts”, no Youtube:

Vídeo 1

Bem interessante! Você conseguiu visualizar a bruxa? Viu que apenas com um tecido e um par de olhos o ator transformou suas mãos numa personagem? A bruxa parecia estar viva? 

Agora, clique no link a seguir e assista ao vídeo “Sombra com as mãos”, do canal “Anna Luiza Aguiar”, no Youtube:

Vídeo 2

Muito legal, não é mesmo? A seguir, clique no link abaixo e assista ao vídeo “Aprenda a fazer sombras de animais com as mãos”, do canal “umComo”, no Youtube.

Vídeo 3 https://www.youtube.com/watch?v=nN1TiqeFyPE

E aí, consegue fazer isso também? Agora que você já apreciou um pouco do Teatro de Formas Animadas, é a sua vez de criar uma personagem, utilizando a luz de uma lâmpada ou até mesmo a lanterna do celular. Tente fazer os animais com as mãos. Você também pode extrapolar e inventar novas personagens. Divirta-se!

———————

Quer saber mais?? Clique nos links abaixo:

Um pouco da história do Teatro de bonecos – canal “Guia do Ator”: https://www.youtube.com/watch?v=a0UA_AIGiyA

Cenas e esquetes de Teatro de Animação – canal “Patrick Sébastien”

Le petit bonhomme en mousse – Jordi Bertran – LE PLUS GRAND CABARET DU MONDE

Hugo & Ines – Piedich – Canal “expresionoral21″

Biblioteca Digital Desenvolvida em Software Livre – A Bruxa e o Caldeirão, de José Leon Machado
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=4978 


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Corpo, Expressão e Movimento

Componentes:Habilidades:
ARTE/Teatro(GO-EF06AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos, lambe-lambe e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos na diversidade de espaços cênicos: rua, palco, teatro, escola, feiras e circo, refletindo sobre a formação de público.