You are currently viewing Matemática – Tudo em ordem!

Matemática – Tudo em ordem!

Oi! Tudo bem? Você já assistiu uma competição? Viu que ao final existe um pódio e os atletas são classificados em primeiro, segundo, terceiro, etc.? Nas filas, na chamada da escola, tudo isso segue uma ordem.

O tema de hoje são os números ordinais. 

Fique ligado e aprenda muito!


Você sabia que existem diferentes tipos de números? Hoje você vai aprender sobre um tipo específico de número. Atenção a esse vídeo super legal.

“3º ANO MATEMÁTICA NÚMEROS ORDINAIS” – Canal: Mentes Notáveis – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fvtjQLkufoE

Você gostou do vídeo? 

Pergunte a um adulto o que é ordem e por que precisamos ordenar as coisas. 


Observe a imagem abaixo: 

Crianças usando máscaras protetoras e crianças estão na fila para ...
Fonte: Adaptado de https://br.freepik.com/vetores-premium/criancas-usando-mascaras-protetoras-e-criancas-estao-na-fila-para-lavar-as-maos-relacionado-ao-coronavirus_7847628.htm
  • O que essas crianças estão fazendo?
  • Elas estão em ordem? 
  • Qual o critério usado para ordenar essa fila? 
  • Você já fez o que elas estão fazendo? Para quê? 
  • O que elas estão fazendo é importante? 
  • Você sabe dar outros exemplos de situações em que precisamos usar a ordem?

 O conjunto de números usados para indicar ordem, posição em uma pilha ou fila, ou uma lista de concorrentes ou competidores é chamado de Números Ordinais. Esses números também são usados para se referir ao primeiro dia de cada mês. 

Na imagem cada criança está em uma posição na fila na tabela abaixo veja a posição de cada criança:

POSIÇÃO DAS CRIANÇAS NA FILA
PrimeiraSegundaTerceiraQuarta
PauloTalitaCarlosMarina

Leia os nomes dos números ordinais, se necessário peça ajuda:

BANNER NÚMEROS ORDINAIS - 60X90CM no Elo7 | Jymarry Art's (1165CD1)
Fonte: https://www.elo7.com.br/banner-numeros-ordinais-60x90cm/dp/1165CD1

A professora organizou as crianças para entrar na sala de aula. Observe com muita atenção a imagem e responda com os números ordinais:

Fonte: http://www.professorasnaweb.com/2014/06/8-musicas-para-hora-da-fila.html
  • O menino de camiseta amarela é o _______________________________ da fila.
  • O menino mais alto é o __________________________________ da fila.
  • O ____________________ da fila está com boné laranja.
  • Quem usa óculos é o _____________________________ da fila.
  • Quem está com camiseta azul e bermuda verde é o _________________________ da fila.

Agora é sua vez. Será que você aprendeu sobre os números ordinais? Em uma folha desenhe um prédio com 10 andares. Em cada andar desenhe duas janelas, então desenhe o que se pede na janela direita ou esquerda do seu prédio:

  • No primeiro andar na janela do lado esquerdo desenhe um aquário;
  • No terceiro andar na janela do lado direito desenhe uma bola;
  • No quarto andar também do lado direito desenhe um violão;
  • No quinto andar do lado esquerdo desenhe uma meia pendurada;
  • No sétimo andar do lado esquerdo desenhe uma planta;
  • No décimo andar do lado direito desenhe uma bota e do lado esquerdo um chinelo.

Com todas as informações você já pode ordenar seus objetos, acompanhar o resultado de uma corrida e fazer um desafio bem divertido com seus amigos. 

Até a próxima!


Saiba Mais / Referências:Jogos online com números: 
http://blogdoamigonicola.blogspot.com/search/label/Jogos%20com%20n%C3%BAmeros http://www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros/?deviceType=computer
Objeto de ConhecimentoNúmeros ordinais. Números no cotidiano.
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.
(EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presentes em contas de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indiquem localização, endereços.
(EF01MA01-C) Identificar e ler números usados no cotidiano: telefones, placas de carros, número da casa em que mora, página de livros, números de calçados, CEP e idade.
(EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursos tecnológicos, livros infantis.
Proponentes/ Professores:Lilian Lucas Pinheiro de Sá  Natalia Rodrigues de Souza
Instituição Educacional:Centro Promocional Todos os Santos I
CRE:CRE Brasil Di Ramos Caiado