You are currently viewing Transformações de um mesmo lugar. O que é isso?

Transformações de um mesmo lugar. O que é isso?

Lugares em Goiânia: ontem e hoje – EF – Educação Ambiental e Saúde
Canal: Portal Conexão Escola

Você conhece paisagens antigas de alguns lugares em Goiânia? Sabe quais mudanças ocorreram ao longo do tempo? Então, converse com seus familiares sobre essa proposta de estudo: “Lugares em Goiânia, ontem e hoje”. Ficou curioso? É hora de descobrir!

Na imagem abaixo, você verá a Avenida Anhanguera, uma das principais de Goiânia. Veja as modificações ocorridas nela ao longo dos anos:


Fotos exibem o ‘antes e depois’ do desenvolvimento urbano de Goiânia”
Site: TV Anhanguera
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html
Foto: Hélio de Oliveira – 1952 e Adriano Zago – 2011

O primeiro aeroporto de Goiânia se encontrava na região em que hoje está a “Praça Santos Dumont”, mais conhecida como “Praça do Avião”.  Esse nome ficou assim popularizado por ter a réplica de um avião no centro da praça.


Praça do Avião, em Goiânia, tem muita história para contar”
Site: Portal Dia Online.
Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2020/03/27/praca-do-aviao-em-goiania-tem-muita-historia-para-contar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author

Praça do Avião, em Goiânia, tem muita história para contar”
Site: Portal Dia Online.
Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2020/03/27/praca-do-aviao-em-goiania-tem-muita-historia-para-contar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author

Com certeza foram muitas transformações!

Depois de ver as imagens, se for preciso, peça ajuda a outra pessoa na sua casa para ler sobre as mudanças que aconteceram em alguns pontos de Goiânia ao longo do tempo. Peça também, se for preciso, que te ajudem a resolver as atividades a seguir. Ao trabalho! Tem muita informação legal para descobrir!


Atividade

A)  Peça informações sobre as principais mudanças que ocorreram na rua que você mora e escreva em seu caderno.

B)  Escreva também uma mudança que ocorreu onde você mora e que melhorou a qualidade de vida de todos que moram nesse bairro.

C) Por último, registre em seu caderno uma mudança no bairro que você mora que foi negativa para a convivência de todos os seus vizinhos. Explique porque você acha que essa mudança foi negativa.

Até a próxima!


PARA SABER MAIS

“Paisagens em Transformação”
Canal: juliowainer
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QrAi2-zKy3s

“Paisagem natural e paisagem modificada pelo ser humano” 
Canal: Lorena Alves
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6b03AdwZwyU

HABILIDADES:(EF02GE05-A) analisar as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, com ênfase nas imagens de sua comunidade.

(EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

(EF15LP03) localizar informações explícitas em textos.