You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – Transformações das paisagens

Língua Portuguesa e Geografia – Transformações das paisagens

Lugares em Goiânia: importantes modificações
Canal: Portal Conexão Escola

Você conhece algum lugar em Goiânia que sofreu modificações em sua paisagem e, atualmente, está muito diferente do que era?

Na atividade de hoje, serão estudados lugares em Goiânia que sofreram modificações importantes.

Ficou curioso? É hora de descobrir!

Você já observou alguma transformação na sua casa, na sua rua, no seu bairro ou na sua cidade? Na maioria das vezes, essas transformações ocorrem sem a gente perceber. Às vezes, elas acontecem pela ação da natureza, outras pela ação do homem, ou pelos dois.

Vamos aprender a observar a diferença entre paisagem natural e paisagem modificada?


Atividade 1:

  Observe, junto com alguém da sua família, as imagens abaixo. Elas são fotos da Avenida Anhanguera, em Goiânia e foram tiradas em épocas diferentes.

Que mudanças podemos perceber nessas imagens? Quanto tempo levou para que essas mudanças acontecessem? Será que só o espaço natural foi modificado?

Anote, no seu caderno, com ajuda de alguém, as mudanças que você percebeu.

Fotos exibem o ‘antes e depois’ do desenvolvimento urbano de Goiânia
Site: TV Anhanguera
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html

➢   Você já foi à “Praça Santos Dumont”? Foi o primeiro aeroporto de Goiânia. Hoje, continua no Setor Aeroporto e é mais conhecida como “Praça do Avião”, por ter a réplica de um avião 14 BIS.

Para saber mais clique na imagem.

Praça do Avião, em Goiânia, tem muita história para contar
Site: Portal Dia Online
Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2020/03/27/praca-do-aviao-em-goiania-tem-muita-historia-para-contar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author
Foto: Reprodução/ Goiânia em Fotos.

Praça do Avião, em Goiânia, tem muita história para contar
Site: Portal Dia Online
Fonte: https://diaonline.ig.com.br/2020/03/27/praca-do-aviao-em-goiania-tem-muita-historia-para-contar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author
Foto: Reprodução/ Eduardo Bilemijan, Divisão de Patrimônio Histórico da Secult.

➢ Muitas mudanças ocorreram em Goiânia ao longo do tempo.

Converse com outras pessoas sobre essas mudanças. Desenhe, em dois quadros numa folha de papel, o que você achou mais interessante de “Como era antes” e o “Como está agora”.

A) Será que no seu bairro também aconteceram mudanças? Você já pensou em como ele era antes de você nascer?


Atividade 2: 

➢ Assista aos vídeos abaixo para entender melhor o que é uma paisagem natural e uma paisagem transformada. Depois, desenhe em dois quadros numa folha de papel o que você entendeu sobre paisagem natural e paisagem transformada.

“Aprendendo com Videoaulas: Geografia: Paisagem” – Editora Rideel
Canal – Barao Pirapora
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=L-7W0-tqgis

“As cidades se transformam com o passar do tempo” – Editora FTD
Canal – FTD Educação
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c

➢ Qual transformação você já percebeu no seu bairro? Algumas construções, como casas, praças, escolas, igrejas e comércios? Se precisar, pergunte para um adulto de sua família. Depois, desenhe numa folha de papel a transformação que você achou mais interessante e, ao lado dela, qual a transformação que você gostaria que acontecesse no seu bairro. Tire uma foto e envie para seus familiares, amigos e vizinhos.


Saber Mais

“Paisagem natural e modificada”
Canal: Camila Setúbal
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ik1sMWEhJuI

HABILIDADES:(EF02GE05-A) Analisar as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos, com ênfase nas imagens de sua comunidade.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.

(EF15LP14-D) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens (recursos gráfico-visuais) e palavras (recursos verbais) por meio da prática de leitura e escrita (produções textuais e ilustrativas).