You are currently viewing Você já tomou vacina?!?

Você já tomou vacina?!?


Você já tomou muitas vacinas? Sabe da importância delas? Na atividade de hoje, vocês aprenderão como as vacinas funcionam e a sua importância para vencer os invasores do seu corpo, que causam as doenças.

Acesse o link abaixo, entre na Revista Ciência Hoje para Crianças e encontre o texto “Xô Vírus”, nas páginas 4 e 5.

Clique aqui: http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_245.pdf


Convide alguém da sua casa para ler com você essas páginas e encontre as informações abaixo.

  • a estrutura que um vírus tem e alguns tipos que existem;
  • as formas que os vírus são transmitidos de pessoa para pessoa e as doenças que eles podem causar.
  • a maneira que se faz a vacina e como ela funciona no nosso corpo.

Depois de ouvir e ler o texto “Xô vírus!”, reflita se é importante tomar vacinas. Converse com sua família e pergunte se você tomou todas as vacinas que uma criança precisa. Peça para ver seu cartão de vacinas e pergunte se estão todas certinhas, confira as datas. Pergunte se todos da família tomaram as vacinas na data certa.


Assista ao vídeo: “Todos contra o coronavírus!”, da Turma do Printy, postado no Youtube. Observe a letra da música cantada pelos personagens
.

A música fala de um vírus que está atacando a saúde das pessoas no mundo todo. Há cientistas pesquisando tratamentos e vacinas para que possam combater esse vírus.  


Veja na música o nome desse vírus e pergunte para a sua família o que eles sabem sobre isso. Conversem acerca de quais atitudes são importantes para não deixar esse vírus se espalhar entre as pessoas.


Em revistas, é possível encontrar uma parte que coloca textos que os leitores enviam, expressando suas opiniões acerca dos conteúdos publicados. Essa seção da revista “Ciência Hoje para Crianças” é chamada de “Cartas”.

Na revista que você leu na atividade de hoje, essa seção encontra-se nas páginas 30-31. Retorne à revista e conheça essa seção.

http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_245.pdf


Escreva em seu caderno uma carta, expressando a sua opinião a respeito do texto que você leu hoje. Não se esqueça que carta é um gênero textual e precisa ter uma estrutura específica. Verifique a estrutura abaixo na imagem 


Que tal enviar para a revista a sua opinião? Peça a ajuda de alguém na sua casa para corrigir a ortografia do seu texto. Refaça a carta em um papel separado. 

Veja abaixo o exemplo que o site dos Correios postou para explicar como deve ser preenchido um envelope, quando você for enviar uma carta.

Anverso - endereçamento envelope
Verso - endereçamento envelope


Capriche na sua carta e peça a alguém para deixar em uma agência dos Correios, para que a carta chegue até Revista Ciência Hoje para crianças. 

Até a próxima!!




Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Educação Ambiental e Saúde.