You are currently viewing Todo nome tem uma história… Você conhece a sua?

Todo nome tem uma história… Você conhece a sua?

O nome é algo importante. Você já pensou nisso? Porque será todos temos um nome e um sobrenome? Já percebeu que todos de uma família tem sobrenomes iguais? Você conhece a história do seu nome, quem o escolheu pra você? São tantas questões não é mesmo? Neste estudo você poderá compreender um pouquinho quanto a importância do nome, que é um direito de todos ao nascerem.


Neste vídeo tem uma música muito legal! Vamos escutar?

Nomes De Gente.
https://www.youtube.com/watch?v=OFif8dwhKEI


Gostou da música? Agora faça uma pesquisa (perguntando aos adultos da sua casa) e descubra quem escolheu o seu nome e porquê. Depois busque na internet qual o significado dele. Agora no seu caderno, escreva o seu nome bem grande e faça um desenho bem legal! Você conhece esse homem? Não?!

(Imagem de Dom Pedro I – Reprodução: Curiosidades Brasil. Site: UOL)https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/dompedroand_widelg.jpg


Esse é D. Pedro I, primeiro príncipe regente do Brasil e ostentava o nome Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.


Bem grande não é? O nome sempre vem acompanhado do sobrenome, que é uma herança de família, passada aos seus pais pelos seus avós e assim por diante. Viu como é importante! Você sabia que a criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade? Isso mesmo! Veja como o artista
Toquinho retratou esse direito no vídeo a seguir:

(Vídeo: 3° princípio – Gente tem sobrenome. Canal Elifas Andreato. Youtube)https://www.youtube.com/watch?v=Op37XBq23SE


No seu caderno faça agora, do seu jeitinho, uma lista com o nome de todos que moram com você. Ah, não esqueça de escrever também o sobrenome. Pesquise também de onde veio o seu sobrenome!


Para saber mais:

Vídeo: Toda Coisa Tem Um Nome. Canal: FERNANDO SALEM – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wUT2_eiGQ-U
()

Texto: O direito das crianças a ter um nome e uma nacionalidade. Site: Guiainfantil.com

https://cutt.ly/RfLaUD3

Site de pesquisa sobre o significado dos nomes próprios. Site: Dicionário de Nomes Próprios

https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/

OBJETo DE CONHECIMENTOA comunidade e seus registros
Componente Curricular: HistóriaA noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço: espaço de vivência e sociabilidade. Identidade, ancestralidade e alteridade.
HABILIDADES(GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como
construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças
entre ambas.