You are currently viewing Matemática – Tipos de quadriláteros

Matemática – Tipos de quadriláteros

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade conversaremos sobre os principais tipos de quadriláteros, como identifica-los e diferenciá-los.

Quero te fazer um desafio:

Pense em uma figura geométrica que seja um quadrilátero!!! Em que quadrilátero você pensou?

Será que você pensou em um quadrado? 


Será que foi em um retângulo?


Ou será que foi em um trapézio?


Ou você pensou em um losango?


Já sei, foi num paralelogramo que você pensou!!!


Bem!! Se você pensou em qualquer uma dessas formas você acertou!! As formas apresentadas são quadriláteros e tem características próprias.

Você sabia, que o quadrado e o retângulo são paralelogramos? Que o quadrado é também um retângulo, mas o retângulo não é um quadrado! Que tal estudarmos juntos todos esses conceitos de quadriláteros!!


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo do professor Daniel Pereira que apresenta as definições dos vários tipos de quadriláteros, ele utiliza imagens para facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos:

“Tipos de Quadriláteros – Como Identificar e Diferenciar os Principais Quadriláteros” – Canal: Prof. Daniel Pereira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8X9MzU22rZc&t=4s

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:


COMPONENTEHABILIDADE
Matemática(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classifica-los em relação a lados e ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
(EF06MA26-A) Reconhecer e comparar ângulos.
(EF06MA27-B) Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6º ano