You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos verbais e não verbais

Língua Portuguesa – Textos verbais e não verbais

Olá educando (a)! Hoje você conhecerá tipos de linguagens.

Atividade 1

Leia com atenção o texto abaixo: 

Todo ato comunicativo se dá pela ação da linguagem, que podem ser definidas como linguagem verbal e não verbal. Em outras palavras, essas formas de linguagem são definidas como modalidades comunicativas. Isso significa que será necessário a ação de um emissor e de um receptor, com o intuito de receber ou transmitir uma mensagem. 

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. 

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. 

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem. 

Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem. 

Fonte disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/linguagem-verbal-e-nao-verbal acessado dia 09/03/2021 ( Adaptado)

Observe a imagem abaixo, ela demonstra as linguagens que você aprendeu com a leitura do texto. 

Interpretação de texto: linguagem verbal, não verbal e mista
Imagem disponível em: https://cursoenemgratuito.com.br/linguagem-verbal/

Saiba Mais:  Assista ao vídeo: Linguagem Verbal e Não-Verbal

Linguagem Verbal e Não-Verbal – Canal: Falando Português –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Pu8D18RhUcs

Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP22) Reconhecer que o uso da linguagem formal ou informal depende da situação de uso: uma conversa entre amigos, aula, entrevista, entre outras.