You are currently viewing Texto poético

Texto poético

“Viajar pela leitura

sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos…”

Clarice Pacheco, uma poetisa, fala da importância da leitura nesses versos. E você gosta de ler? A leitura é de grande importância para a aprendizagem do ser humano, além de favorecer o aprendizado de conteúdo, aprimora também a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício para ativar a memória, melhorar o raciocínio e a atenção. Dentre uma variedade enorme de gêneros, existe um que apresenta versos e estrofes. Também tem rimas e muita sonoridade. Descobriu de qual gênero estamos falando? Se você respondeu poema ou texto poético ou ainda poesia acertou!! Já experimentou ler poemas? Fechar os olhos e viajar com a leitura? A poesia pode despertar nossas emoções, nos leva ao mundo da imaginação. Mas os textos poéticos exigem muitos cuidados quanto à leitura no que diz respeito aos significados das palavras e a pontuação, o que faz com que a leitura seja mais compassada.


 Querido aluno, com o auxílio de um familiar, acesse os links abaixo e siga as orientações para realizar as atividades descritas. Primeiro você irá conhecer a estrutura do texto poético, em seguida identificar as rimas e depois “colocar a mão na massa”, produzindo uma estrofe com as palavras: cantar e pular.

Vamos lá?

Atividade 1

Assista ao vídeo que mostra a estrutura de um texto poético. De uma maneira bem animada e interessante você vai conhecer esse gênero literário.

“videoclipe – O que é um poema?” Canal: Conecturmahttps://www.youtube.com/watch?v=TedJnMYP0vk&feature=youtu.be

Atividade 2

Assista agora ao vídeo que traz o poema “A Bailarina” de Cecília Meireles. Veja a magia e imaginação que o poema pode nos transmitir. A seguir anote em seu caderno o maior número de pares de rimas que conseguiu identificar no poema “A Bailarina”. Vamos lá?

“A bailarina – Cecília Meireles”Canal :VANILZA BERSANhttps://www.youtube.com/watch?v=KMPRrz6yZ4k&feature=youtu.be

Atividade 3

Agora é com você! Pegue papel e lápis, solte a imaginação. Escreva uma estrofe onde apareçam as palavras: cantar e pular. Mostre a um familiar ou amigo e peça a opinião dele sobre sua produção textual.

Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoComposição de textos poéticos: estrofes, versos
Rimas
Formação de leitor literário
Habilidades(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
(EF35LP31-B) Identificar, em textos versificados, o uso de recursos rítmicos e sonoros como aliteração assonância, eco e repetição.
(EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido.

Proponentes/ Professores:Ana Maria de Sousa Garcia
Instituição Educacional:Escola Municipal Padre Pelágio
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Experiências e Curiosidades