Olá!
Tudo bem?
Você tem conseguido manter a sua rotina organizada?
Tem realizado as atividades da plataforma?
Vamos continuar aprendendo sobre sustentabilidade? Conversaremos sobre lixo, coleta seletiva e destinação de resíduos e a nossa saúde.
Lixo ou resíduo? Há diferença entre um e outro?
Em sua casa, o que vocês fazem com os objetos que não usam mais e com as sobras de alimentos?
O descarte do lixo e dos resíduos tem tudo a ver com a nossa saúde. Você sabia?
Atividade 1
Acesse o link abaixo para saber sobre o destino das coisas que não usamos mais.
Atividade 2
Registre em seu caderno ou bloco de notas do celular quais são os tipos de resíduos que você viu no vídeo.
O vídeo nos apresentou um profissional bastante importante para a preservação ambiental e para nossa saúde, você se lembra? Qual é o nome da profissão e qual é a sua função?
Atividade 3
Para onde vão as coisas recolhidas pela empresa de limpeza urbana de cidade? Você sabe?
Acesse o link e assista ao vídeo sobre Aterros Sanitários. Convide sua família para assistirem com você e juntos aprenderem o quanto é importante separar o lixo da casa.
Atividade 4
Você sabe se na sua cidade tem aterro sanitário? Se você tiver como pesquisar na internet para saber, ótimo! Se não for possível, peça ajuda a sua família.
Você quer um desafio? Se vocês ainda não fazem a separação dos resíduos da casa, que tal começar hoje?
Atividade 5
Os moradores da Rua Carlos Gomes estão há duas semanas ligando na empresa que coleta lixo para reclamar que o caminhão não está fazendo a coleta nos dias marcados. O lixo da vizinhança está acumulando e a situação está causando muitos transtornos.
Os moradores se reuniram e decidiram escrever uma carta para o jornal da cidade cobrando providencias.
Você já escreveu uma carta? E uma carta de reclamação?
Nesta atividade você escreverá uma carta de reclamação.
- Imagine que você é um dos moradores da Rua Carlos Gomes e escreva uma carta de reclamação para o jornal de sua cidade pedindo providencias.
- Faça a leitura de sua carta para sua família e peça a opinião deles sobre a sua produção.
Atividade 6
E para finalizar a nossa jornada de hoje, que tal um game? Acesse o link abaixo e boa diversão!
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Ciências | (EF05CI05-A) Identificar os prejuízos causados pelo lixo ao ambiente, compreendendo a necessidade de reduzir sua produção para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. (EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima. (EF05CI05-C) Construir propostas coletivas para um consumo sustentável em atividades cotidianas, propondo soluções para o descarte adequado. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.