You are currently viewing Somos Todos um Só!

Somos Todos um Só!

Você já ouviu falar que a África é o berço da humanidade? Assista ao vídeo “Como os homo sapiens se espalharam pelo mundo” e conheça as teorias sobre o aparecimento do ser humano no continente africano e os seus processos de evolução e deslocamento a partir da África:

“Como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo” – Canal Nexo Jornal – Link: https://www.youtube.com/watch?v=oBLYb636tFA&t=2s

Você sabia que desigualdade racial é a diferença em oportunidades e condições de vida que ocorre em função da etnia de uma pessoa? Assista ao vídeo “Desigualdade racial no Brasil” para saber como isso ocorre em nosso país:

“Desigualdade racial no Brasil” – Canal: Superinteressante – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ufbZkexu7E0&t=83s

Gostou dos vídeos? Você aprendeu em uma das teorias da origem da humanidade que todos temos um ancestral em comum, que foi evoluindo até chegar ao nosso estado atual. Independentemente das características humanas, todos têm direito de serem tratados como cidadãos, com seus deveres e direitos sendo respeitados. Sabendo disso, você acredita que o segundo vídeo mostra situações que ocorrem na vida real?

Você já presenciou alguma situação de desigualdade ou preconceito racial? Qual (is)? Você concorda com a afirmação: O Brasil é um país racista? Justifique com exemplos. Não se esqueça de registrar as respostas em seu caderno.

Para saber mais:

“Preconceito Racial” – Canal: Gisele Regina – Link: https://www.youtube.com/watch?v=BwKZpVtJ28Q

“Preconceito e estereótipo” – Canal: Minutos Psíquicos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=7m-yuzFljpc

https://www.significados.com.br/desigualdade-racial/
“Desigualdade Racial” – Site: Significados.com

OBJETO DE CONHECIMENTO:
História: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização: surgimento da espécie humana no continente africano.  Teorias que subsidiam o aparecimento humano na terra.
Língua Portuguesa: Estratégias de leitura: identificação de teses e argumentos: Posicionamento crítico em textos argumentativos. 


HABILIDADES:
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(GO-EF06HI03-A) Conhecer as teorias que subsidiam o aparecimento do ser humano no continente africano, bem como seus processos de evolução, deslocamento e povoamento a partir da África.