You are currently viewing Língua Portuguesa – Solidariedade não tem idade!

Língua Portuguesa – Solidariedade não tem idade!

Olá, tudo bem? Você sabe o que significa empatia? Já imaginou? Essa palavra se relaciona com o termo solidariedade que é sentir o que as outras pessoas sentem e dessa forma poder ajudá-las melhor. Vamos aprender mais sobre esse tema?


Empatia é a capacidade de se perceber no lugar do outro. Armandinho nos ensina sobre isso. Leia a tirinha abaixo com atenção. 

Armandinho — Tirinha original:
(Tirinha: Armandinho. Site: Tiras Armandinho)

Clique no link abaixo e leia a história com atenção:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fabula-a-cigarra-e-a-formiga/24614

(Texto: Fábula – A cigarra e a formiga. Site: Portal Educação)

Responda as questões em seu caderno:

1 – Na tirinha, Armandinho fala sobre empatia. Por que Armandinho fala que é necessário abandonar os preconceitos para ter empatia? Qual a relação entre empatia e solidariedade?

2 – O texto lido no segundo link, é uma fábula. Fábulas são pequenos textos em que os animais adquirem comportamentos parecidos com o dos seres humanos e sempre traz uma lição de moral. Quais as características da cigarra e da formiga? As formigas tiveram empatia com a cigarra quando chegou o frio? Qual trecho da fábula demonstra isso?

3 – Você e sua família, já vivenciaram situações em que exerceram a empatia e a solidariedade? Descreva qual foi essa situação. O comportamento empático pode construir uma sociedade melhor? Por quê?


Observe a imagem abaixo:

https://st3.idealista.pt/news/arquivos/styles/imagen_big_lightbox/public/2020-03/las_meninas_-_velazquez-port.jpg?sv=W6wJHDau&itok=SOFw0Ql1
https://st3.idealista.pt/news/arquivos/styles/news_detail/public/2020-03/las_meninas_-_velazquez-port.jpg?sv=i9R2i1cs&itok=EpOXo4cR – (Imagem: Quando a arte se une na luta contra o coronavírus. Site: Idealista)

A imagem retrata uma situação parecida com o nosso contexto atual. A utilização de máscaras tornou-se uma questão de amor ao próximo e solidariedade. A pandemia do Corona vírus trouxe várias mudanças, dentre elas o isolamento social. A empatia e a solidariedade são muito importantes nesse momento. Converse com sua família e escreva um texto falando sobre as mudanças que a pandemia trouxe para a sua família e as situações de solidariedade que vocês já perceberam que estão acontecendo na sociedade. 


Para saber mais:

“Dia Mundial da Gentileza” Canal: Portal Kairós – https://www.youtube.com/watch?v=A6PWu3EH7Xw

“Solidariedade não tem idade” Canal:De Criança Para Criança – https://www.youtube.com/watch?v=s8woboyaDt4

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Português: Leitura colaborativa e autônoma: Comparação e associação de textos em estudo: forma, conteúdo, estilo e função social.
HABILIDADES:(EF35LP33) Ler, comparar e associar os textos em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social.

PROPONENTES/ PROFESSORLiliane Tosta Costa
INSTITUIÇÃO E.M. Pedro Gomes de Menezes

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Ética e Cidadania