You are currently viewing Língua Portuguesa – Solidariedade em tempos de Pandemia

Língua Portuguesa – Solidariedade em tempos de Pandemia

Olá, tudo bem com você? Há todo momento você ouve ou lê uma reportagem, não é mesmo? Hoje você vai aprender um pouco mais sobre o gênero textual reportagem e aproveitar este momento delicado que estamos passando para refletir sobre a solidariedade em tempos de pandemia.

Separamos alguns vídeos divertidos e atividades que poderão te ajudar a compreender melhor este assunto.

A reportagem é um gênero textual não-literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. Sendo assim, assista ao vídeo do professor Guga Valente e compreenda a importância deste gênero textual:

Reportagem | Gêneros textuais – Brasil Escola – Canal Brasil Escola – YouTube

ATIVIDADE 1

Registre em seu caderno ou no bloco de notas do seu celular o que você conseguiu apreender do conceito de uma reportagem e quais são seus principais elementos.

ATIVIDADE 2

Agora você vai conhecer um pouco de como se estrutura uma reportagem. Acesse o endereço eletrônico baixo e faça a leitura do texto apresentado.

A reportagem se estrutura, de maneira geral, da seguinte forma:

Título ou manchete: é o nome do texto. Deve ser formulada de forma a chamar a atenção e despertar o interesse dos receptores. Consiste, geralmente, em frases de efeito concisas.

Subtítulo ou título secundário: complementa o título principal e apresenta mais informações, ainda que breves, sobre o que será encontrado no texto. Esse elemento é facultativo.

Lide ou lead: no jornalismo, a lide (ou lead) é o primeiro parágrafo do texto no qual são apresentadas as principais informações da matéria, fornecendo um panorama aos receptores. Devido ao caráter mais detalhado da reportagem, a lide não precisa responder todas as perguntas (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?) que deverão ser respondidas em decorrer do texto.

Corpo do texto: é o desenvolvimento da reportagem. É o elemento do texto que vai reunir todas as informações adquiridas pelo repórter, como pesquisas, entrevistas, material gráfico, etc. Ao final do corpo do texto o jornalista deverá ter respondido todas as perguntas relacionadas ao tema abordado.

ATIVIDADE 3

Hoje vamos ver uma reportagem que aborda um tema muito importante: A solidariedade, principalmente nestes tempos de pandemia devido ao novo Coronavírus, em que muitas pessoas estão vivenciando momentos de muitas dificuldades.

Há muita gente tentando ajudar aos que estão passando por situações assim!

Aqui na cidade de Goiânia, depois que o Prefeito baixou o decreto obrigando o uso de máscaras, muita gente tem buscado ajudar pessoas que estão desempregadas, doando alimentos e também doando máscaras. Veja na reportagem a seguir que belo exemplo!

“Fisioterapeuta pendura mais de 100 máscaras para doação em árvore de Aparecida de Goiânia”

CLIQUE AQUI para ler a matéria

1. Identifique na reportagem que você leu e assistiu em vídeo na atividade 1:

a) O repórter responsável por apresentar a reportagem.

b) O título da reportagem.

c) O Subtítulo da reportagem.

d) Onde a reportagem foi veiculada?

e) Que elementos na reportagem indicam a veracidade dos fatos?

2. Faça um resumo da lide.

ATIVIDADE 4

Você sabia que nesse momento de Pandemia, outras pessoas em Belo Horizonte e São Paulo também tiveram boas ideias?

Assista aos vídeos:

Depois de assistir aos vídeos, vamos refletir! Responda em seu caderno as questões propostas:

1. Para você o que é solidariedade? É importante gestos como os que vimos nas reportagens a que assistimos?

2. A solidariedade é um valor presente na nossa sociedade?

3. Ser solidário provoca sensação de bem-estar? Nos torna mais feliz? É um gesto de cidadania?

4. Pensando no momento que estamos vivendo devido à Pandemia da COVID-19, como nós podemos ser solidários?

5. Sinta-se desafiado a pesquisar outros vídeos de reportagens que mostrem ações solidárias nesse momento de Pandemia.

ATIVIDADE 5

Agora é com você!

Faça uma reportagem com o tema “Solidariedade em tempos de Pandemia do novo Coronavírus”!

Busque na internet dados, novas histórias e monte sua reportagem!

Escreva-a e faça um vídeo em seu celular!

Vamos ver como se sai!!! Bom trabalho!

Saiba Mais | Referências:

• Conheça mais sobre a pandemia do novo Coronavírus: https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso-significa/
• Visite o site: https://www.dicio.com.br/solidariedade/
• Conheça mais ações solidárias nesse momento de Pandemia: https://www.youtube.com/watch?v=LQzd8NtDGr0

Objeto de ConhecimentoEstratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto. Elementos centrais da reportagem. Relação entre texto e imagem. Estratégia de leitura: distinção de fato e opinião. Hiperlinks em textos noticiosos. Relação entre os textos: Comparação de informações sobre fatos divulgados, procedimentos de curadoria, em diferentes mídias.

Habilidades(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens, o fato ou temática retratada e a perspectiva de abordagem […]. (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/assuntos veiculados. (EF67LP04-A) Identificar elementos que indicam a veracidade ou a imprecisão do fato pesquisado. (EF67LP01-A) Observar e compreender a relevância e a relação dos textos linkados, considerando o objetivo de leitura.
Proponentes/ Professores:Ísis Luiza de Oliveira Aragão Maria Istélia Soares Assolari
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
CRE:Central