You are currently viewing Língua Portuguesa – Solidariedade em ação

Língua Portuguesa – Solidariedade em ação

Olá pessoal, espero que estejam todos bem, se cuidando com muita paciência e vontade de aprender. Vamos juntos, conhecer, ler e interagir, com pessoas, personalidades e ações que nos levam a pensar em um mundo melhor?


Temos vivido um tempo totalmente diferente de tudo que estamos acostumados, distante de pessoas que amamos, do trabalho, da escola , dos amigos. E, em momentos assim, temos que reavaliar nossos valores e prioridades, entre eles podemos aprender a ser solidários uns com os outros.

Atividade 1

Para começar, vamos ler um texto sobre solidariedade ao próximo: Uma história de solidariedade, de um autor desconhecido.
Disponível em:
https://pt.aleteia.org/2014/10/03/uma-historia-de-solidariedade/
( Uma história de Solidariedade” ,autor desconhecido, site: Aleteia)
Agora que já conhece essa belíssima história, vamos ver se você a compreendeu a partir dos seguintes questionamentos: O que você pensa sobre a atitude do protagonista? O conto ocorreu em que ambiente? Quais sensações esse lugar nos traz? Tente imaginar como é o quarto do hospital em que os meninos estavam.

Atividade 2

Sabemos que a nossa história é feita por pessoas que lutam contra as desigualdades sociais e por direitos iguais para todos, entre eles temos Nelson Mandela, homem de garra e fibra, olha só o que ele diz sobre solidariedade:

Você conhece o autor desta mensagem? Conhecido por toda parte o líder sul-africano já foi vencedor do Nobel da Paz e espalhou por todo planeta lições de igualdade e justiça. Que tal conhecer um pouco a sua biografia?
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/nelson-mandela.htm
(Nelson Mandela, site: Brasil Escola)
A partir da mensagem lida, produza mensagens solidárias, usando o editor de texto e a internet para enviar para seus amigos, colegas de sala, vizinhos ou familiares.

Atividade 3

Aprendemos o significado de solidariedade quando doamos de coração e assim, nos sentimos imensamente recompensados. Assista à animação e mergulhe nesse sentimento:. O cachorrinho e a Garça

(O cachorrinho e a garça) curta de animação, by Passion Pictures

Após assistir o vídeo, escreva um relato de solidariedade, real o fictício, que você ou alguém de sua família participou. Esteja atento(a) aos sinais de pontuação, parágrafos e a organização do texto.

Saiba mais

A Universidade Federal de Goiás realiza um belo trabalho solidário para com pessoas de maior vulnerabilidade social, inclusive estrangeiros, dê uma olhadinha: https://ufg.br/ufgsolidaria
E nesse momento de pandemia, a solidariedade tem ajudado muitas famílias, montando cozinhas solidárias.
https://www.aredacao.com.br/noticias/134883/cozinhas-comunitarias-em-goiania-ajudam-familias-afetadas-pela-pandemia

Objeto de ConhecimentoEstratégias de leitura, apreender os sentidos globais do texto. Valores sociais, culturais e humanos em textos literários.
Habilidades(EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais, humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários.
(EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
Proponentes/ Professores:Simone Cassimiro da Silva Benetti
Fabrícia Monteiro Valente
Weslene Martins da Silva Ferreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Santo Antônio
CRE:CENTRAL

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania