You are currently viewing Sistema Monetário Brasileiro

Sistema Monetário Brasileiro

Olá!! Continuando o nosso assunto sobre o dinheiro, seu valor e o que ele nos proporciona comprar.  Sabemos que não é fácil ganhar dinheiro, envolve muito trabalho, tempo e dedicação. Por isso, se deve dar valor a cada centavo conquistado com o suor do trabalho. Vamos refletirmos sobre isso através das atividades a seguir.

O dinheiro é um valor pago aos adultos, ao final de um período de trabalho. Você já percebeu isso? Compramos alimentos, vestuário, brinquedos, móveis, eletrodomésticos e pagamos despesas de água, luz, telefone, moradia dentre outros. Mas o dinheiro compra tudo? Sobre isso vamos aprender como gastar, poupar e outras coisas importantes.

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo. Convide alguém de sua família para assistir com você e conversarem sobre o que o dinheiro pode comprar e aquilo que ele não compra. Registre em seu caderno o que o dinheiro não pode comprar.

Fonte: YouTube. 5º ano – Matemática – Educação Financeira 1ª aula. Canal: Rafaela Francisco dos Santos.

Atividade 2

Acesse o link abaixo e assista  ao vídeo “Sistema Monetário Brasileiro”, convide alguém de sua família para ver com você.

Fonte: YouTube. Aula 12 – Sistema Monetário Brasileiro. Espaço Pedagógico.

É muito importante reconhecer as cédulas que fazem parte do nosso Sistema Monetário Brasileiro e as diversas forma de representar as quantidades em dinheiro. Observe as cédulas abaixo e escreva no seu caderno:

  • Qual a quantia que elas representam?
  • Se você for ao supermercado com alguém de sua família com uma nota de R$100,00 e comprar produtos no valor de R$70,00, quanto vocês receberão de troco?

Atividade 3

Leia a tirinha abaixo da Turma da Mônica “Meu Bolso Feliz”. Cascão e seus pais estão conversando sobre compra de um brinquedo. Em seguida reflita sobre as questões a seguir:

https://extra.globo.com/noticias/economia/turma-da-monica-da-dicas-ensina-economizar-em-parceria-com-spc-11932400.html

  • Os pais de Cascão disseram ao filho que não tinham como comprar, porque deveriam pagar as contas da casa. Qual foi a resposta de Cascão aos pais?
  • O que você achou da atitude do Cascão de poupar dinheiro?
  • E você, costuma guardar algum dinheiro?

Atividade 4

Acesse o link abaixo e leia a história em quadrinhos da Turma da Mônica “A Mãe da Magali Fazendo Compras”. Em seguida responda em seu caderno:

  • Você costuma ir ao supermercado com alguém de sua família para fazer compras?
  • No vídeo a Senhora Cebola levou uma lista de compras para o supermercado, com a relação do que estava necessitando em casa. Você e sua família costumam levar uma lista para o supermercado? Por quê?
  • Pergunte a um adulto de sua casa o valor dos seguintes produtos:
  • Da bolacha que vocês gostam:
  • De 1 litro de leite:
  • Do pacote de 10 Kg de arroz;

Fonte: YouTube. A Mãe da Magali – Fazendo compras, quadrinhos Turma da Mônica. Canal: jrxilu3

Atividade 5

Acesse o link abaixo e assista o vídeo “ Dinheiro Não é Brincadeira” com sua família e converse sobre a importância de estarem poupando para realizar um sonhos de vocês.

Fonte: YouTube. Educação Financeira para crianças – Poupar. Canal: Iara Viana.
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
MatemáticaEF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.(EF05MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos e desconhecido.(EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.