You are currently viewing Sistema Monetário Brasileiro

Sistema Monetário Brasileiro

Olá! Você já prestou atenção que para comprarmos ou vendermos algo utilizamos o dinheiro? E que as coisas tem valores? Por isso é necessário conhecer quais são as cédulas e as moedas que utilizamos para comprar e pagar as contas. Hoje vamos aprender sobre o Sistema Monetário Brasileiro e também a utilizar o dinheiro de forma responsável. 

Todos nós temos de aprender a melhor forma de gastar o nosso dinheiro. Devemos  lidar com o dinheiro de forma equilibrada e responsável.  Nessa atividade você vai  conhecer as moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro e aprender sobre a importância do dinheiro. Vamos lá?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista  ao vídeo Moedas e Cédulas Brasileiras. Convide sua família para assistir com você. 

Fonte: YouTube. Moedas e células brasileiras. Canal: Khan Academy brasileiras.

Atividade 2

Agora que você assistiu ao vídeo que mostra quais são as moedas que utilizamos para compra e venda de produtos em nosso país, registre no seu caderno ou bloco de notas do seu celular: Veja o vídeo novamente se for necessário.

  • Quais as moedas que aparecem na imagem?
  • Se você utilizar a quantidade de moedas que estão no círculo, duas vezes, quanto de dinheiro você terá?

Atividade 3

Você já observou que os adultos trabalham e que recebem em troca um salário ou uma quantia em dinheiro. Com esse dinheiro a família deve tomar as decisões para gastar e poupar. 

Acesse o link abaixo e assista  ao vídeo “De Onde Vem o Dinheiro dos Adultos”, com sua família. 

https://www.yout.com/watch?v=WgyzmdAsZz8

Atividade 4 

Vamos ver sobre os gastos da nossa família?

  • Converse com sua família sobre os gastos com algumas necessidades básicas que são: pagamento de água, luz, telefone, aluguel, gastos com alimentação, saúde e transporte. 
  • Anote o valor desses gastos no seu caderno ou bloco de notas.
  • Faça as contas: Quanto sua família gastou por mês com o pagamento dessas necessidades básicas?
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Matemática
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca;(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.