You are currently viewing Sistema Monetário

Sistema Monetário

OI!!! TUDO PRONTO PARA A NOSSA AULA DE HOJE? NOSSA ATIVIDADE É BEM INTERESSANTE.  VAMOS ESTUDAR SOBRE DINHEIRO. VOCÊ SABE PARA QUE ELE SERVE? CONHECE DINHEIRO DE PAPEL E MOEDA?


PARA COMEÇAR, VOCÊ PRECISARÁ CONHECER A HISTÓRIA “DONA BARATINHA”, ESCRITA POR ANA MARIA MACHADO.  A CAPA DO LIVRO É ASSIM…

1

ATIVIDADE 1:

VOCÊ VAI ASSISTIR UM VÍDEO QUE CONTA ESSA HISTÓRIA, ACESSANDO O LINK:

“Dona Baratinha – Varal de Histórias” Canal: Varal de Histórias – https://www.youtube.com/watch?v=erpG87HVxgM

ATIVIDADE 2:

CONVERSE COM SUA FAMÍLIA E PROCURE SABER: ALGUÉM AÍ JÁ ENCONTROU UMA MOEDA? 

*QUEM?

*ONDE?

*QUAL ERA O VALOR DELA? 

*O QUE VOCÊ FARIA SE ENCONTRASSE UMA MOEDA?

*E DONA BARATINHA, O QUE ELA FEZ COM O DINHEIRO QUE ENCONTROU?

NO BRASIL, O DINHEIRO QUE USAMOS, CHAMA-SE REAL.

ELE PODE SER ENCONTRADO EM FORMA DE MOEDAS:   

2

MAS TAMBÉM PODE SER EM CÉDULAS:

ATIVIDADE 3:

AGORA A TAREFA É NO CADERNO. VOCÊ FARÁ O CABEÇALHO DESSE JEITO:

ESCOLA: _____________________________________________

NOME:________________________________________________

TURMA: _____  DATA: __/__/__  PROFESSORA: ____________

DURANTE O MÊS DE JULHO, JOSUÉ GUARDOU NUM COFRINHO AS MOEDAS QUE GANHOU. COM A AJUDA DE SEU RESPONSÁVEL,  DESCUBRA QUANTO ELE JUNTOU NO FINAL DE CADA SEMANA.

(Atividade adaptada, disponível em https://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com/2015/05/matematica-1-e-2-ano.html ):
https://2.bp.blogspot.com/-nhbOUnF_wmc/Ud_s15eOxmI/AAAAAAAAKbc/6I3uPFcb6hg/s1600/somando+moedas+www.abcmusicalkids.com.br.png

ATIVIDADE 4:

PROCURE EM LIVROS, REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS, A FIGURA DA MOEDA QUE VOCÊ ACHA QUE A DONA BARATINHA ENCONTROU. RECORTE E COLE AQUI NO CADERNO.

ATIVIDADE 5:

PARA FINALIZAR A TAREFA DE HOJE, QUE TAL CANTAR UM POUCO?

“Quem quer casar com a Dona Baratinha? ” Canal: Produtora de vídeo Estúdio Ki – https://www.youtube.com/watch?v=wDMoE9UQyLw

Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoSistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas;Sistema monetário brasileiro
Habilidades(EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras. (EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior. (EF01MA19-C) Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Proponentes/ Professores:Ana Paula de Melo Bonifácio
Instituição Educacional:Escola Municipal Irmã Veneranda
CRE:Maria Helena B. Bretas

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – A – 1º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo