You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Simple Future (Futuro Simples)

LÍNGUA INGLESA – Simple Future (Futuro Simples)

Olá, estudante!

Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 24/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


A aula de hoje abordará o tópico gramatical “Simple Future”, ou como é conhecido em Português “Futuro Simples”.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Aquisição do léxico sobre sonhos e projetos familiares sobre o futuro.


LÍNGUA INGLESA | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? I am fine!!

Nessa primeira aula do ano irei apresentar a você um pouquinho sobre o Simple Future, ou Futuro Simples como é conhecido em Português. Você já ouviu falar nesse conteúdo? Se não, preste atenção e não perca um minuto sequer dessa aula. Tentarei apresentar de maneira clara para que perceba que é super simples entender este conteúdo, e não somente este, mas vários outros da Língua Inglesa. Então, vamos lá?!


O primeiro ponto que precisamos recapitular é: Os Pronomes Pessoais, ou em Inglês, Personal Pronouns. Eu acredito que você já tenha estudado bastante sobre isso na escola, mas vale relembrar, pois, sempre que nos deparamos com alguns conteúdos gramaticais, ou tempos verbais como Simple Future, os pronomes estarão alí para fazer parte de toda essa compreensão.  Quais são os Personal Pronouns?

I
YOU
HE
SHE
IT
WE
YOU 
THEY

Eu 
Tu/Você
Ele – homem
She – mulher
It – ele ou ela para “coisa/animal/objeto”
Nós 
Vós/Vocês
Eles/Elas


Observe a seguinte frase: Eu ensino Inglês. 

Em qual tempo verbal está essa frase? Presente, Passado ou Futuro?  PRESENTE

Como ela seria dita em Língua Inglesa? – I TEACH ENGLISH. 

Observe que o verbo “teach” está no presente. 

E no Futuro? Como seria “Eu ensinarei Inglês”, no Simple Future? 

I WILL TEACH ENGLISH!

Qual a diferença entre a frase no PRESENTE para a frase no FUTURO? 


WILL 

O auxiliar WILL é o responsável por transferir o verbo principal no futuro. Dessa forma, temos:

I WILL TEACH ENGLISH! – Eu ensinarei Inglês. 

Estrutura da frase:

I WILL TEACH ENGLISH! 
Subject (sujeito) + WILL + Verb (verbo principal) + Complement (complemento)

IMPORTANTE*****

Em frases afirmativas o WILL sempre virá após o sujeito, como explica a estrutura acima!


Como seriam as frases NEGATIVAS

I WILL NOT TEACH ENGLISH! – Eu não ensinarei Inglês. 

A partícula NOT foi colocada após o sujeito!

I WILL NOT TEACH ENGLISH! 
Subject (sujeito) + WILL + NOT + Verb (verbo principal) + Complement (complemento)


Como seriam as frases INTERROGATIVAS?

WILL I TEACH ENGLISH? – Eu ensinarei Inglês? 

O auxiliar WILL foi colocado antes do sujeito, assumindo assim, a primeira posição na estrutura da frase. 

WILL I TEACH ENGLISH? 
WILL + Subject (sujeito) + Verb (verbo principal) + Complement (complemento)


Fácil, não é mesmo?!

Agora é a sua vez de tentar!!

Atividade

Questão 1 – Elabore, em seu caderno, duas frases de cada uma dessas apresentadas na aula de hoje! Ou seja, duas frases afirmativas, duas negativas e duas interrogativas. Lembre-se das estruturas apresentadas para cada uma delas. Para te ajudar, colocarei abaixo uma tabela com alguns Pronomes, Verbos e Complementos que ao serem relacionados, formam-se as respectivas frases. Use sua imaginação. Vamos lá?

SUBJECTS (SUJEITOS)VERBS (VERBOS)COMPLEMENTS (COMPLEMENTOS)
I – YOU – MARY – HE – PETER – WE – ANA and BOB – THE STUDENTS – JOHN – THEY PLAY – STUDY – TRAVEL – SING – DANCE – GO – READ – DRINK – RIDE – VISIT THE FRIENDSTO U.S.ASOCCERA BIKEIN THE PARTYGOSPEL SONGSPORTUGUESE AND MATHCOKE AND JUICEA BOOKTO THE SHOPPING MALL


Vamos a alguns exemplos? Colocarei apenas uma frase de cada estrutura!

AFIRMATIVA: MARY WILL READ A BOOK;

NEGATIVA: THE STUDENTS WILL NOT STUDY PORTUGUESE AND MATH;

INTERROGATIVA: WILL YOU TRAVEL TO U.S.A?


O que você achou deste conteúdo? Simples, não é?

Agora quero propor um desafio para você! Quero que você elabore mais frases como estas, usando o seu próprio vocabulário. Tenho certeza que você conhece várias palavras em Inglês. Então, é a hora de você puxar da sua memória este vocabulário e deixar sua imaginação fluir! Elabora quantas frases você quiser, e, em seguida, leia essas frases em voz alta para seus pais, irmãos, amigos, enfim! Para quem você quiser! Dessa forma, você conseguirá praticar essa estrutura e não se esquecer deste importante conteúdo, que é o Simple Future! 


Certo?

Por hoje é só!

See you next class, guys!

Bye bye 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(EF08LI12-A) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro, produzindo frases orais e/ou escritas e refletindo sobre suas particularidades e preferências para sua formação pessoal e profissional.

(EF08LI14-A) Conhecer e distinguir as formas verbais do futuro para construir frases, textos orais e/ou escritos que expressem planos e expectativas e que façam previsões.