You are currently viewing Segregação na arte

Segregação na arte

Olá pessoal! Tudo bem? Vocês já ouviram falar em Steampunk? Steampunk, o que é isso em arte? Estilo artístico, tecnológico ou os dois? Vamos ver?

ATIVIDADE 1

VAMOS LER O TEXTO: “ O que é steampunk  ? “, Disponível em : https:/www.rocco.com.br  e  https:/www.tecmundo.com.br

ATIVIDADE 2

Agora você deverá fazer a apreciação do filme “ Abigail e a cidade proibida”:

Abigail e a cidade proibida filme completo dublado HD – Canal qq filmes – YouTube

ATIVIDADE 3

A partir da reflexão do filme responda em seu caderno de Arte o seguinte questionário:

1. Quem é a personagem principal do filme? Descreva a personagem.

2. Qual foi o presente que o pai de Abigail deu para ela? Qual era sua utilidade?

3. Por que seu pai foi preso? O que Abigail fez? E você como reagiria?

4. Existia uma epidemia de verdade na cidade? Por que os governantes inventaram isso?

5. Bem diferente do que acontece no filme, hoje vivemos uma pandemia mundial do Corona Vírus/ Covid19 onde centenas de milhares de pessoas já morreram. Diante disso, você tem buscado cumprir com as recomendações da OMS-Organização Mundial de Saúde (isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool gel…) para controlar a disseminação/contágio  dessa doença?

6. No filme podemos notar a segregação quando as pessoas que tem poderes    especiais são separados em um determinado local ficando longe da população. Você concorda com isso? Justifique sua resposta. Leia no link a seguir o significado da palavra segregação. Clique aqui

7. Você concorda com Abigail quando diz que “Livre é aquele que não mente? “

8. No filme Jonathan Foster aconselha Abigail a fazer amizade, pois caso isso não ocorresse ela não iria muito longe. Você concorda com ele?

9. Os governantes enganaram e controlaram toda a população da cidade. Você acha essa atitude correta? Justifique.

 10. O filme também nos mostra a importância de acreditarmos em nós mesmos. E você acredita em seu potencial?

ATIVIDADE 4

Faça a produção de um desenho artístico em seu caderno usando a técnica do estilo Steampunk.

Saiba Mais | Referências:

www.coladaweb.com › sociologia › segregacao-e-exclusao-social.

Objeto de Conhecimento  Elementos das linguagens: elementos constitutivos das Artes Visuais Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: categorias profissionais. Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística. Materialidades e Imaterialidades: Componentes fundamentais para a composição da  produção artística.  
Habilidades(GO-EF06AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a partir de narrativas pessoais, sociais e estéticas. (GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade articulados com a poética pessoal. (GO-EF06AR04-B) Reconhecer  e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e  alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizando o processo de criação e refletindo sobre as representações imagéticas, bem como suas simbologias. (GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e  culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.                                            
Proponentes/ Professores:Elisabeth do Monte Serrat Rosa, Fernanda Cabral Augusto Oliveira, Marilda Dos Reis Silva de Morais  e Viviane Cristina Drogomirecki.
Instituição Educacional:Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim.
CRE:Maria Helena Batista Bretas.

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Experiências e Curiosidades