You are currently viewing Rua: um lugar de memórias

Rua: um lugar de memórias

Olá! As cidades são uma área densamente povoada, compostas por moradias, comércios e indústrias. Para facilitar a localização desses lugares, as ruas, as praças e as avenidas possuem nomes diferentes. Vamos aprender mais sobre a história do lugar onde vivemos?

Desde o momento que nascemos, passamos a frequentar diferentes lugares: casa de familiares, comércios, praças, escola. Todos eles estão localizados numa rua e num bairro. Em cada um desses lugares e na convivência com as pessoas a nossa volta, aprendemos novos conhecimentos e experiências. A rua onde você mora está cheia de histórias e memórias. Você sabe o nome dela e por que ela tem esse nome?

Atividade 1

Acesse o link e leia o texto:

https://escolakids.uol.com.br/historia/historia-das-ruas-no-brasil.htm
História das Ruas no Brasil – Escola Kids

Atividade 2

Agora que você leu o texto e aprendeu um pouco mais sobre as ruas e as possíveis origens dos nomes, converse com sua família sobre a origem do nome da rua em que você mora. Caso não saiba, depois do distanciamento social, procure descobrir com seus vizinhos ou um morador mais antigo do bairro.

Atividade 3

Escreva no seu caderno o que tem na sua rua (moradias, comércios, igreja). Que tal usar sua criatividade? Desenhe em seu caderno a rua onde você mora.

ComponentesHabilidades 
História(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
Língua Portuguesa(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.