You are currently viewing Respeito à pessoa idosa

Respeito à pessoa idosa

Olá! Tudo bem? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Essa idade mínima pode variar em cada país. O idoso é uma pessoa que têm vivido uma longa vida e adquirido grande experiência nessa trajetória. Toda sua história de vida deve ser valorizada, assim, como seus direitos respeitados. Vamos conhecer mais sobre esses direitos?

Envelhecer com dignidade é um direito de todo ser humano, mas infelizmente nem todos conseguem isso. Para muitas pessoas idosas os desafios são muitos e vão além das limitações físicas, de saúde e de autonomia. Algumas pessoas idosas sofrem violência de vários tipos, vamos saber mais sobre isso?

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo:

“Campanha de Conscientização Contra a Violência ao Idoso: Saiba como e denuncie!” – Canal: Notícias TJRS Justiça Gaúcha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KwNGcU7ppng

Atividade 2

Agora que você assistiu ao vídeo, converse com seus familiares sobre a importância do respeito aos idosos. Se você conhece uma pessoa idosa que sofre algum tipo de violência, procure a Delegacia de Polícia mais próxima ou denuncie através do DISQUE 100, as denúncias são feitas de forma anônima. Violência contra a pessoa idosa é crime!

Atividade 3

Para garantir o direito das pessoas idosas, em 2003 foi aprovado no Brasil o Estatuto do Idoso, cujas leis são muito importantes porque, além de garantir seus direitos, instituem penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos com idade acima de 60 anos:

*Pesquise o Art. 3o do Estatuto do Idoso;
*Converse com sua família sobre os direitos da pessoa idosa.

ComponentesHabilidades 
HistóriaTema/ Conhecimento: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. Cidadania, diversidade cultural e respeito as diferenças sociais, culturais e históricas.
(GO-EF05HI05-B) Conhecer os principais direitos e deveres contidos nos Estatutos Brasileiros, como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, Estatuto do Deficiente, Estatuto da Igualdade Racial, compreendendo-os como conquista de direito social histórico.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.