You are currently viewing Representando no plano cartesiano:  equações 1o grau de duas variáveis e solução sistemas de equações do 1o grau.

Representando no plano cartesiano: equações 1o grau de duas variáveis e solução sistemas de equações do 1o grau.

O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum, é um conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas retas. O plano cartesiano recebeu esse nome por ter sido idealizado por Renê Descartes e é usado fundamentalmente para sistematizar técnicas de localização no plano. As duas retas que dão origem ao plano cartesiano precisam ser retas numéricas, pois essa é a condição que tornará possível encontrar localizações de pontos quais quer no plano. Essa localização é a base fundamental de muitos conhecimentos comuns no cotidiano, como distância entre pontos.

ATIVIDADE 1

Construa no seu caderno um sistema cartesiano e nele marque os pontos: A (1,1), B ( 0,0), C ( -2, 2 ),  D (-1,-1) e E ( -2.-2).

ATIVIDADE 2

Lembrando que uma equação do 10 grau com duas variáveis, é uma equação do 10grau, na qual aparecem duas letras, as quais nós chamamos de variáveis ou incógnitas.

Ex. 2x + 2y = 6 .   Aqui as duas variáveis são x ey.

Chamamos de representação geométrica de uma reta, a representação no sistema cartesiano, (sistema X o Y), da referida reta.

Para fazer a representação geométrica de uma equação do 1 grau de duas, inicialmente construímos uma tabela de forma que você atribui um determinado valor para x, usando a equação, você encontra o valor correspondente de y. É importante saber que sempre a representação geométrica, ou falando de outra forma, a representação no sistema cartesiano de uma equação com duas variáveis do 1 o grau é sempre uma reta.

Recomendo assistir os seguintes vídeos no youtube:

Veja:

A representação geométrica da reta: 2x+2y = 6

x 2x + 2y = 6( x, y )
22.( 2) + 2y = 6      4 + 2y=6     2y= 6 – 4   2y =2     y = 1( 2, 1)
02. (0)+ 2y= 6        0+2y= 6     y= 3( 0, 3)
-22.( -2) + 2y = 6      – 4 + 2y=6     2y= 6 + 4   2y =10     y = 5( – 2, 5)

Agora é só construir os eixos XOY, representar nele os pontos (2,1),(0,3) e

(- 2, 5). e traçar a reta: 2x + 2y= 6.

Agora faça você no seu caderno, a representação da equação x + y = 3 no plano cartesiano (é o mesmo que representação geométrica da reta).

ATIVIDADE 3

Essa atividade é a solução gráfica de um sistema de duas equações,com duas incógnitas do 1o grau.  Para tanto você fará a representação geométrica de cada uma das equações do sistema e a solução geométrica desse sistema será o ponto de encontro dessas retas. Lembreque no sistema cartesiano, cada ponto é representado por letra maiúscula, e por um par ordenado ( x,y).

Para um melhor entendimento veja o vídeo :

Solução Gráfica de um Sistema de Equações do 1º Grau – Sistema Possível e Determinado – Canal É Pra Copiar? – YouTube

Agora faça você no caderno a representação geométrica do sistema:

Saiba Mais | Referências:

Equações do 1º Grau com Duas Incógnitas – Professora Angela – Professora Angela Matemática – YouTube

Equação do 1º grau com duas incógnitas – Canal Dividindo a Matemática – YouTube

SILVEIRA, Enio e MARQUES, Cláudio. Matemática compreensão e prática. São Paulo: Moderna 2017; IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade. São Paulo: Atual, 2019.

Objeto de ConhecimentoValor numérico de expressões algébricas Associação uma equação linear de 1° grau a uma reta no plano cartesiano.
Habilidades(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.   (EF08MA08) Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
Proponentes/ Professores:Sheila Jeremy de Clermon Pinerolo Almeida Castro Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Nova Conquista