You are currently viewing Ciências da Natureza – Repensar, uma ação que a natureza agradece.

Ciências da Natureza – Repensar, uma ação que a natureza agradece.

Olá! Tudo bem?

Hoje conversaremos sobre as formas de descartar, reutilizar e reciclar materiais que consumimos diariamente, assim como sobre as diferentes fontes de energia.

Na atualidade, tem se discutido muito sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente e da importância de termos hábitos sustentáveis, colocando em prática os 5Rs.

Vamos aprender mais sobre eles?

Atividade 1

Convide algum adulto, ou alguém um pouco mais velho que esteja com você para observarem a imagem abaixo.

Converse com a pessoa que está com você sobre a imagem e qual a mensagem ela comunica.

Agora, leia o texto abaixo. Ele traz novos conceitos ambientais muito relevantes para a preservação ambiental.

5Rs – Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Recusar e Repensar

No início eram somente 3 R’s, pouco depois foi necessário acrescentar mais alguns para direcionar nossos pensamentos em relação ao Meio Ambiente em que vivemos, consumimos e geramos nossos resíduos.

Nos dias de hoje falamos muito sobre preservação ambiental e sustentabilidade devido ao impacto que nós, seres humanos, causamos ao meio ambiente em que vivemos e que dá todo o suporte para nossas vidas. Com esses assuntos relacionados à preservação surgiram os chamados R’s como diretrizes para o alcance da Sustentabilidade Ambiental. Esses tais 5 R’s são somente as iniciais de algumas palavras que determinam ações para amenizar nossos impactos:

RECICLAR

É transformar materiais já usados em matérias-primas para outros ou o mesmo produto. Podemos fazer a separação de nossos resíduos para reciclagem incentivando essa ação. A latinha de cerveja ou refrigerante é um exemplo clássico.

REUTILIZAR

É uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que pode ser reaproveitado na mesma ou para outras funções. Reutilizando materiais que seriam descartados para o aterro, você estará aumentando a vida útil deste material e também do local onde ele seria descartado. Por exemplo, um pote azeitonas que vira um recipiente na sua cozinha.

REDUZIR

É evitar o desperdício e consumir menos produtos que agridam o meio ambiente. Consumir menos é ótimo para a natureza! Não gaste tanto dinheiro em roupas e eletrônicos que pouco vai usar. Pense duas vezes antes de comprar alguma coisa: é realmente necessário?

RECUSAR

É negar a possibilidade de consumo supérfluo e produtos que geram impactos ambientais significativos e que poluam nossa atmosfera, marés e águas.

Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras.

REPENSAR

Em relação a necessidade de consumir e os padrões de produção e descarte adotados nas nossas vidas. Devemos nos questionar: Como isso é produzido? Para que vou consumir algo desnecessário? Para onde vai meu resíduo quando sai do meu portão? Ele deixa de ser um problema?

Esses e outros questionamentos podem nos levar a ações que melhorem a qualidade de vida para todos. Devemos repensar em como vão estar  nossas praias, rios, matas e águas subterrâneas. Nossas vidas dependem do equilíbrio de nosso Meio Ambiente e para isso, poderíamos seguir alguns R’s em nosso cotidiano.

Fonte: https://www.vivepipa.com/br/publicacoes/blog/27-5rs—reciclar–reutilizar–reduzir–recusar-e-repensar
Por Daniel Henrique Gil. Texto originalmente publicado na Revista Bora – edição 04 – Fev/Mar 2014

Atividade 2

Como você já viu, podemos reciclar muitos materiais, não é mesmo?

Acesse o link a seguir e conheça uma forma interessante de reciclar as garrafas pets.

Ciência Hoje das Crianças. VÁ PLANTAR BATATAS… EM GARRAFAS! Link: http://chc.org.br/acervo/va-plantar-batatas-em-garrafas/

Agora é com você: encontre um objeto que não está mais sendo utilizado e encontre uma nova utilidade para ele.

Atividade 3

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins. As fontes de energia também possuem relação com questões ambientais, pois, dependendo das formas de utilização dos recursos energéticos, graves impactos sobre a natureza podem ser ocasionados.

• Imagine que a energia elétrica não pudesse mais ser utilizada. Como você faria para continuar fazendo as coisas funcionarem aí na sua casa? Você conhece algum outro tipo de energia que não seja a elétrica?
  • Veja o infográfico e o cartaz abaixo e amplie seu conhecimento sobre os tipos de energia.
Fonte: A Geradora. TIPOS E FONTES DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Link: https://www.ageradora.com.br/tipos-e-fontes-de-geracao-de-energia-eletrica/
Fonte Brasil Escola. Fontes alternativas de energia
Link: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-alternativas-energia.htm

O cartaz traz fontes alternativas de energia.

Converse com a pessoa que está realizando a atividade com você e escolham uma das fontes que poderia ser utilizada em sua cidade.

ComponentesHabilidades
Ciências(EF05CI05-B) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente, destacando os resíduos como fonte de matéria-prima.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.