You are currently viewing Arte – Relógio e Calendário

Arte – Relógio e Calendário

Olá! Você sabe quais instrumentos usamos para a medição do tempo? Na atualidade usamos o CALENDÁRIO e o RELÓGIO para nos orientarmos no tempo. O relógio nos ajuda a monitorar o tempo em nossas atividades e o calendário nos permite medir e representar o passar do tempo em um gráfico.


ATIVIDADE 1

Vamos identificar o que é um medidor do tempo ou marcador do tempo. Quais são os marcadores do tempo que nós temos?


ATIVIDADE 2

Vamos fazer a leitura de um texto literário, disponível em:

“O Tempo | Ler é Aprender” – Canal: Ler é Aprender – Link: https://www.youtube.com/watch?v=UcbZQo7UvQg

Assista ao vídeo que nos conta um pouco sobre a história desses instrumentos de medição do tempo. Disponível em:

“DIFERENTES FORMAS DE MEDIR O TEMPO” – Canal: A Cris Te Ajuda! – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZlacmHBJ20g

ATIVIDADE 3

Processos de Criação: Você vai  criar um relógio para aprender olhar as horas. Ele pode ser redondo, quadrado, retangular… Você também pode usar uma caixa de pizza, um CD antigo ou uma tampa de vasilha de sorvete. Use sua criatividade e marque no relógio a hora de entrada na escola. Deixo aqui uma sugestão para que você use como apoio para sua criação. Mãos a obra!

Disponível em:

“Como fazer um relógio para aprender a ler as horas (Hellokids)” – Canal: HelloKids-pt – Link: https://www.youtube.com/watch?v=a8XkYXidD1g

Saiba Mais | Referências:Aprenda a olhar as horas!     Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6HoazWMP-_E > Acesso em: 06/08/2020 às 14:43hr.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YEclY4xHeQ4> Acesso em: 06/08/2020 às 15:24hr.Cante com as horas Tubalacatumba: Disponível em:    <https://www.youtube.com/watch?v=znWMLos2AbQ> Acesso em: 06/08/2020 às 15:25hr.
Objeto de ConhecimentoO tempo como medida e Processos de Criação
Habilidades(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.(GO-EF02AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos plurais e ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo e comparativo.
Proponentes/ Professores:Welda Peres Damasceno e Célia de Fátima Ribeiro
Instituição Educacional:Escola Municipal Stephânia Alves Bispo
CRE:Brasil Di Ramos