You are currently viewing Ciências da Natureza – Reino dos Fungos

Ciências da Natureza – Reino dos Fungos

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia , 06/10 terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Cogumelos. Fonte: pixabay

Na proposta de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre o reino dos fungos


Analise a imagem 1 e responda (de acordo com seu conhecimento prévio – sem pesquisa): 

Imagem 1. Fonte: Pixabay

1) O que são fungos?
2) Que legenda você daria para essa imagem? Por quê?


3) Observe a imagem 2 e escreva o que você vê:

Imagem 2. Fonte: Pixabay

Veja algumas palavras-chave relacionadas a imagem 1:

MICRO-ORGANISMOBOLOR  – MOLDE  – CRESCIMENTO  – FUNGO  – MICROBIOLOGIA

Por meio das palavras-chave é possível concluir que a imagem, ampliada e colorida artificialmente, se refere ao crescimento de micro-organismos (ilustrado a partir da visão ampliada de um telescópio) presentes em diversos alimentos, causando o chamado bolor ou mofo, como podemos observar na imagem 2. Como indicado pelas palavras-chave, se trata dos fungos, seres vivos microscópicos pertencentes ao Reino Fungi (de acordo com a classificação biológica). O fungo é um organismo simples, um ser vivo que não é planta nem animal. Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Analise as imagens do PAINEL 1 e responda: Em que lugares (apresentados pelas imagens) os fungos podem ser encontrados?

Se você respondeu todos (de acordo com as imagens do Painel 1), você acertou!

O fungo é um organismo simples. Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Fonte: Fungo. Vídeo. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/fungo/481334/recursos/205548>. Acesso em: 16 de setembro de 2020.


Os cogumelos são fungos que podem ser facilmente encontrados no dia a dia:

Normalmente, o fungo é uma massa de fibras cheia de filamentos. Ele se reproduz a partir de pequenas células chamadas esporos. Alguns fungos têm uma parte especial para produzir esporos; normalmente essa é a parte visível do fungo, chamada esporângio. Por exemplo, o cogumelo é o esporângio de um fungo que fica quase todo embaixo da terra. Vento, água e insetos carregam os esporos, que, ao encontrarem um lugar úmido, crescem e formam um novo fungo. 


Clique aqui e assista ao  vídeo time-lapse do ciclo de crescimento do agário-das-moscas (Amanita muscaria), um cogumelo venenoso

Fonte: Cogumelo. Vídeo. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/fungo/481334/recursos/189934>. Acesso em: 16 de setembro de 2020.

Fungos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Os fungos são encontrados no mundo todo, na água, no solo e no ar.  Alguns fungos vivem em plantas e animais, mas todos se desenvolvem especialmente bem em regiões tropicais, de clima quente e úmido A presença de fungos em áreas extremamente secas, quentes ou frias é rara, embora existam registros de fungos encontrados nas regiões árticas e na Antártica. Alguns tipos de mofo conseguem se desenvolver dentro da geladeira.

A maioria dos fungos se alimentam de matéria orgânica morta. Esses fungos são chamados de saprofíticos e são úteis para o meio ambiente, pois decompõem árvores mortas, restos de animais e outras matérias orgânicas sem vida. Os fungos saprofíticos podem estragar alimentos, como pão, queijo, frutas e vegetais. Alguns deles danificam madeira, tecido, papel e couro. Os fungos que se alimentam de plantas e animais vivos são chamados de parasitas; muitas vezes, organismos atacados por eles adoecem ou morrem.

Alguns fungos não são nocivos. Muitos cogumelos e trufas, por exemplo, são comestíveis. O fermento usado para fazer pão é um tipo de fungo chamado levedura. Além disso, a penicilina e outros remédios chamados antibióticos, usados no combate a infecções, também provêm de fungos.

Fonte: Fungo. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/artigo/fungo/481334>. Acesso em: 23 de setembro de 2020.

Assista a videoaula da Professora Rafaela do Canal Mais Ciências sobre o Reino Fungi

Reino dos Fungos – Canal Mais Ciências – Professora Rafaela Lima

Após a leitura do texto, a visualização dos vídeos e da videoaula, desenvolva a atividade sobre o Reino Fungi:

ATIVIDADE

Questão 1
Quais seres vivos compõem o chamado reino dos fungos?

Questão 2
Apresente as características dos componentes do Reino Fungi:

Questão 3
Caracterize o tipo de ambiente onde esses seres vivos são encontrados:

Questão 4
Qual a estrutura dos fungos? Como eles são formados?

Questão 5
Como os fungos se reproduzem?

Questão 6
Qual a importância dos fungos para o ambiente, alimentação e saúde humana?


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Fungos – Bloco 2

Reino dos Fungos – Ed Ambiental e Saúde – Ens Fundamental – Anos Finais Bl-02 – 06 out 2020

Habilidades(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Objetos do ConhecimentoDiversidade de ecossistemas
Fenômenos naturais e impactos ambientais
Programas e indicadores de saúde pública
Componente Curricular:Ciências 

Referencial teórico:
Fungo. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/fungo/481334>. Acesso em: 23 de setembro de 2020.