You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – Reino animal

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – Reino animal

Olá pessoa!! Hoje vamos estudar sobre alguns animais, suas origens, como se definem, suas características e seus direitos perante o nosso universo. Lembrando que nosso planeta se divide em: reino animal, vegetal e mineral. Hoje veremos especificamente parte do reino animal, incluindo o ser humano que se diferencia dos demais porque pensa, e é denominado “animal racional”, pois é capaz de transformar o meio em que vive.


ATIVIDADE 1:

Vamos assistir o vídeo. Convide alguém da sua família, acesse o link abaixo e ouça com atenção. Disponível, no youtube:

Animais ovíparos, vivíparos e ovovíparos.

“ANIMAIS OVÍPAROS, VIVÍPAROS E OVOVIVÍPAROS” Canal: Maria Hupalowski(11) ANIMAIS OVÍPAROS, VIVÍPAROS E OVOVIVÍPAROS – YouTube

ATIVIDADE 2:

 Vocês perceberam que os animais possuem origem diferentes? Uns são gerados dentro de um ovo e outros dentro da barriga de suas mães. Então aqueles que nascem do ovo são chamados de “ovíparos” e os que são gerados na barriga e que mamam quando pequenos, são chamados de “vivíparos”.

Então agora vamos classificar os animais. “O” para ovíparos e “V” para vivíparos.

Desenhos de animais oviparos para colorir
Alimentação Colorida - AZ Dibujos para colorear
Desenhos de animais oviparos para colorir
Desenhos de animais oviparos para colorir
40 Desenhos de Cavalo para Imprimir e Colorir - Online Cursos ...
Desenhos de gatos e gatinhos para colorir, pintar e imprimir ...
Folclore Brasileiro Desenhos - Para Imprimir e Colorir
Desenho de Patinho para colorir | Desenhos para colorir e imprimir ...
Desenho de Rato cheirando para colorir | Desenhos para colorir e ...

Agora escreva o nome de cada animal e separe as sílabas.

_____________ =    ___________________

_____________ =    ___________________

_____________ =    ___________________

_____________ =    ___________________

_____________ =    ___________________

_____________ =    ___________________

ATIVIDADE 3:

Vamos fazermos a seguinte atividade: 

Faça uma lista com o nome de 5 animais ovíparos e 5 animais vivíparos.

Em seguida escolha 5 animais e elabore uma frase para cada animal.

(Escolha pessoal). Se tiver dificuldade peça ajuda para quem estiver com você.

Assim:

OVIPAROS ( ovos)VIVIPAROS (mamam)

Agora as frases.

1.  _________________________________________________________.

2.  _________________________________________________________.

3.  _________________________________________________________.

4.  _________________________________________________________.

5.  _________________________________________________________.

ATIVIDADE 4:

Vamos ao próximo vídeo

A importância de cada um no grupo e o respeito

“A importância de cada um no grupo e o respeito” Canal:
Helem Oliveira – (11) A importância de cada um no grupo e o respeito – YouTube

Você observou como os animais se comportavam na ponte? Você já vivenciou alguma situação parecida com a do vídeo em casa, no parque ou na escola? Como agiu? Você sabe lidar com este tipo de comportamento? Converse com alguém de sua casa e conte sobre o vídeo e o que aprendeu com a história.

ATIVIDADE 5:

Pesquise em revistas, jornais, livros ou tente desenhar, figuras sobre os animais estudados e faça em seu caderno um resumo do que estudamos através das figuras encontradas ou desenhadas.

Depois de sabermos as origens dos animais, estudaremos na próxima aula sobre seus grupos e espécies. 


Saiba Mais | Referências:

“Aula sobre animais ovíparos e vivíparos” Canal:
Prof Gabriela Dias – (11) Aula sobre animais ovíparos e vivíparos – YouTube

Objeto de ConhecimentoHistória:  A noção do “Eu” e do “Outro, comunidade, convivências e interações.Língua Portuguesa: Escrita Autônoma.Leitura autônoma. Leitura: compreensão em leitura.Ciências:  Características e desenvolvimento dos animais.
Habilidades(GO-EF02CI09). Identificar características próprias dos seres vivos.(EF01HI06-A). Identificar e valorizar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços(EF01LP17-A). Planejar e reproduzir em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana.(EF12LP04-A). Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, lista, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos) dentre outros gêneros do campo de vida do cotidiano.(EF15LP03). Localizar informações explicitas em textos (vídeos).

Proponentes/ Professores:Rosana do Nascimento Garcia
Instituição Educacional:Escola Municipal Bom Jesus
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º ano – Educação Ambiental e Saúde