You are currently viewing Regras de convivência social

Regras de convivência social

https://www.youtube.com/watch?v=r6jqihlAHEQ

Olá!

Na atividade seguinte, aprenderemos como as regras de convivência organizam a sociedade e podem garantir a cidadania?

Vamos lá?

Qual a relação entre as regras e a prática cidadã?

Para saber a respeito das regras e limites que fazem parte da escola e da sociedade, assista ao vídeo a seguir:

“O nervosinho” – Canal: TortugaStudios

Assista ao próximo vídeo e veja um pouco o que é cidadania:

“Cidadania para crianças: Respeitando regras de convivência” – Canal: Playkids Brasil

Gostou dos vídeos?

Cidadania é um conjunto de direitos e deveres atribuídos às pessoas que integram uma Nação.

Eles garantem que as pessoas possam participar da vida em sociedade: dentro da sua casa, com sua família, na sua escola e em todos os lugares onde haja pessoas se relacionando.

ATIVIDADE:

Agora faça, no seu caderno, uma reflexão escrevendo um texto poético utilizando o gênero cordel.

Nesse cordel, expresse suas opiniões sobre a importância das regras no convívio com outras pessoas.

O cordel é um gênero textual escrito em versos que apresentam temas da vida cotidiana e da cultura brasileira.

Sua principal função social é de informar e ao mesmo tempo divertir os leitores. Sua divulgação é feita em forma de folhetos.



Nos links abaixo, você encontrará informações a respeito do cordel:

“O que é cordel?” Canal: Quintal da Cultura

Agora que você já assistiu ao vídeo, acesse o link a seguir e leia o texto para mais informações sobre o cordel:

CLIQUE AQUI: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/

Texto: Literatura de Cordel – Site: TodaMatéria


Agora, “mãos à obra”!! Capriche em seu cordel.


Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=PHwAKmthMU0

“ Como se faz um cordel” – Canal: Izabel Nascimento

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOHABILIDADES:
História: Circulação de pessoas, produtos e culturas. Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. Vida em Sociedade

Português: Gênero: Cordéis. (Forma de composição de textos poéticos. Identificação dos efeitos do sentido: recursos rítmicos e sonoros e de metáforas em texto versificados)




(EF05HI04) Associar a noção de cidadania
com os princípios de respeito à
diversidade, à pluralidade e os direitos humanos.                                                                                                                                                                          

(EF35LP03) Identificar a ideia central de
textos, demonstrando compreensão
global.
(“eixo temático”) Ética e Cidadania | D – 4º ano