Olá!
Na atividade seguinte, aprenderemos como as regras de convivência organizam a sociedade e podem garantir a cidadania?
Vamos lá?
Qual a relação entre as regras e a prática cidadã?
Para saber a respeito das regras e limites que fazem parte da escola e da sociedade, assista ao vídeo a seguir:
“O nervosinho” – Canal: TortugaStudios
Assista ao próximo vídeo e veja um pouco o que é cidadania:
“Cidadania para crianças: Respeitando regras de convivência” – Canal: Playkids Brasil
Gostou dos vídeos?
Cidadania é um conjunto de direitos e deveres atribuídos às pessoas que integram uma Nação.
Eles garantem que as pessoas possam participar da vida em sociedade: dentro da sua casa, com sua família, na sua escola e em todos os lugares onde haja pessoas se relacionando.
ATIVIDADE:
Agora faça, no seu caderno, uma reflexão escrevendo um texto poético utilizando o gênero cordel.
Nesse cordel, expresse suas opiniões sobre a importância das regras no convívio com outras pessoas.
O cordel é um gênero textual escrito em versos que apresentam temas da vida cotidiana e da cultura brasileira.
Sua principal função social é de informar e ao mesmo tempo divertir os leitores. Sua divulgação é feita em forma de folhetos.
Nos links abaixo, você encontrará informações a respeito do cordel:
“O que é cordel?” Canal: Quintal da Cultura
Agora que você já assistiu ao vídeo, acesse o link a seguir e leia o texto para mais informações sobre o cordel:
CLIQUE AQUI: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/
Texto: Literatura de Cordel – Site: TodaMatéria
Agora, “mãos à obra”!! Capriche em seu cordel.
Para você saber mais:
“ Como se faz um cordel” – Canal: Izabel Nascimento
OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO | HABILIDADES: |
História: Circulação de pessoas, produtos e culturas. Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. Vida em Sociedade Português: Gênero: Cordéis. (Forma de composição de textos poéticos. Identificação dos efeitos do sentido: recursos rítmicos e sonoros e de metáforas em texto versificados) | (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e os direitos humanos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. |