You are currently viewing Registrando quantidades

Registrando quantidades

– Olá crianças, olá família! 

– Você sabe o que são algarismos?  

Na aula de hoje, trabalharemos com o conteúdo de  matemática. Começaremos com um texto curioso sobre as  formigas-lava-pés, trocando ideias com o conteúdo de  ciências também. A partir do texto, haverá perguntas sobre  quantidades e escrita de símbolos matemáticos; o objetivo é  conhecer melhor os números naturais quantificando e  sequenciando na ordem correta. Então… Vamos começar.  Fique atendo e boa aula.  

– Descrição da atividade/ Como fazer: Leia o texto, observe a  imagem da figura e responda as questões. são bem fáceis e você  consegue fazer sozinho, mas na duvida pergunte a um adulto  responsável por você. 

Você conhece a espécie de formiga-lava-pés? 

Caso não conheça, as lava-pés são formiguinhas com  um ferrão no final do abdômen, e cuja picada injeta um veneno  doloroso. Imagine só pisar descalço ou de chinelos e um ninho  delas? As ferroadas causam uma sensação de queimação que te  faz querer lavar o pé na hora, na tentativa de aliviar a dor (…) http://chc.org.br/formigas-de-fogo/


Observe a anatomia da formiga-lava-pés

1 – Responda na sequencia: 

Quantas cabeças ela tem?  

Quantas antenas há em sua cabeça……….. 

Quantas pernas ela tem………………… 

Ela tem asas?……………………….. 


1, 2 e 6 são símbolos matemáticos usados para  representar quantidades.  A falta de quantidade é representada pelo numero 0  (zero). 

Os símbolos matemáticos 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, são  chamados de algarismos e com eles podemos escrever  qualquer número. 


Saiba Mais |
Referências:

Mundo Desconhecido “10 fatos sobre a vida de uma formiga!”https://www.youtube.com/watch?v=3MC1F-eLyM4

Profª Andreza Carvalho“As formigas do Brasil”https://www.youtube.com/watch?v=QMvhvSbPdQc

Objeto de
Conhecimento
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)
HabilidadesEF02MA01 – Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero)
Proponentes/
Professores:
Magda Dias da Silva
Instituição
Educacional:
Escola Municipal de Tempo Integral Vila Rosa
CRE:Coordenadoria Regional Maria Thomé Neto