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Geografia – Regionalização brasileira

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Brazil maps – Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/o-globo-terra-am%c3%a9rica-do-sul-oceano-609225/https://pixabay.com/pt/photos/o-globo-terra-am%c3%a9rica-do-sul-oceano-609225/

Regionalização brasileira

Atualmente o Brasil é composto por 27 unidades da federação (26 estados e o distrito federal) que estão distribuídas em cinco Grandes Regiões, também conhecidas como Macrorregiões, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi o órgão federal responsável por estabelecer a regionalização oficial do Brasil. No entanto, o território brasileiro nem sempre apresentou a atual regionalização.

Compreendemos que regionalização é o agrupamento de elementos semelhantes do espaço geográfico a partir de critérios, é como dividir o espaço em partes que abrigam elementos iguais ou semelhantes, e ao dividir o espaço em partes formamos as regiões. 

Com 8.516.000 km² de extensão, o Brasil é chamado de país continente. Com exceção da Rússia, todos os países europeus caberiam dentro do território brasileiro. Por apresentar grande extensão territorial e diversidade cultural, a regionalização do Brasil facilita a administração, desenvolvimento de políticas públicas e a coleta e divulgação de dados estatísticos.

Em 1534 as Capitanias Hereditárias foram a primeira regionalização brasileira, ainda no período colonial, o Brasil não apresentava atual dimensão territorial. As capitanias eram um modelo de administração que a metrópole empregava nas colônias. 

O IBGE surge em 1937 e em 1940 já apresenta uma possibilidade de regionalização do território brasileiro, ainda que seja possível regionalizar o Brasil de diferentes formas, a regionalização do IBGE é a oficial. Em 1940 o Brasil ainda não apresentava as 27 unidades da federação e o seu território era um pouco menor, mesmo assim o IBGE propôs cinco grandes regiões (Norte, Nordeste, Centro, Este e Sul), levando em consideração critérios físicos e econômicos.

A partir de critérios naturais, sociais e econômicos, em 1960 o IBGE apresenta uma nova possibilidade de regionalização brasileira, dividindo o Brasil em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Leste e Sul). A regionalização oficial do Brasil respeita os limites territoriais de cada unidade da federação, no início dos anos 60 os estados de Goiás e Mato Grosso ainda não eram divididos. 

Em 1990, com as alterações da nova Constituição Federal, o Brasil passa a ter a regionalização que utilizamos atualmente. Levando em consideração critérios naturais, sociais e econômicos, o Brasil está regionalizado em:

Norte: Acre (AC), Amazonas (AM), Amapá (AP), Pará (PA), Roraima (RR), Rondônia (RO), e Tocantins (TO).

Nordeste: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Piauí (PI), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

Centro- Oeste: Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Sudeste:  Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).Sul:  Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC).

Questão 01

Seguindo critérios naturais, sociais e econômicos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) regionalizou as 27 Unidades da Federação brasileiras em cinco Macrorregiões. Assinale alternativa que justifique a importância de regionalizar o Brasil. 

(A) Considerando fatores de ordem econômica, a regionalização do Brasil permite que as pessoas tenham mobilidade social, ascendendo economicamente de acordo com a região que escolhem viver.  

(B) Durante o período das grandes guerras mundiais o Brasil se viu refém dos interesses exploratórios de outras nações e a regionalização surge como possibilidade de ocupação do território a fim de garantir a supremacia nacional. 

(C) Por apresentar grande extensão territorial e diversidade cultural, a regionalização do Brasil facilita a administração, o desenvolvimento de políticas públicas, a coleta e divulgação de dados estatísticos.

(D) A regionalização brasileira foi proposta apenas para dar alguma finalidade ao então criado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a necessidade de justificar a função dessa instituição motivou a regionalização.

Questão 02


Após observar os mapas brasileiros de 1940 e 1960 aponte quais são as alterações territoriais perceptíveis. 

Brasil 1940

Brasil 1940 – Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19383-dividir-para-conhecer-as-diversas-divisoes-regionais-do-brasil

Brasil – 1960

Brasil 1960 – Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19383-dividir-para-conhecer-as-diversas-divisoes-regionais-do-brasil

Questão 03


Complete o mapa do Brasil com as Unidades da Federação correspondentes e organize os estados em suas respectivas regiões. Se possível, você pode colorir o mapa e criar uma legenda para diferenciar cada Macrorregião brasileira.

Brasil vetor. Disponível em: <https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Mapa-do-vetor-de-regi%C3%B5es-do-Brasil/11544.html>. Acesso em: 28, abr. 22.

Questão 04

Em 1990, com as alterações da nova Constituição Federal (1988), o IBGE propôs a regionalização do território brasileiro que utilizamos atualmente. Levando em consideração critérios naturais, sociais e econômicos, o Brasil está regionalizado em:

(A) 5 macrorregiões

(B) 3 macrorregiões

(C) 6 macrorregiões

(D) 4 macrorregiões

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 07 – Regionalização brasileira – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Jgj641dyhOo>. Acesso em: 15, maio. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/


Habilidade:(GO-EF07GE13) Compreender a importância e os diferentes critérios de regionalizar o Brasil e o estado de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e físico-naturais.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ARRAIS, T. Goiás: Novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. Disponível em:<https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2022.
EDITORA MODERNA. MAESTU J. (Org.) OBRA COLETIVA. Projeto Buriti Geografia 5º ano. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
IBGE. Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 .Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2022.
SALGADO, T. O processo histórico de regionalização administrativa do estado de Goiás: Experiências de 1956 a 1989. Disponível em:<https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/18959/11176>. Acesso em: 20 de abril de 2022.