You are currently viewing Geografia – Que fatores naturais e socioeconômicos influenciam na distribuição espacial da população brasileira?

Geografia – Que fatores naturais e socioeconômicos influenciam na distribuição espacial da população brasileira?

Tudo bem? Nesta atividade você irá compreender e analisar as formas com que a população brasileira está distribuída no território brasileiro, considerando os fatores naturais, históricos e econômicos.

ATIVIDADE

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (poucos habitantes por quilômetro quadrado). Para medir a concentração de uma população de determinada área, calcula-se a sua densidade demográfica, por meio da divisão do total da população pela área em que está distribuída. O valor encontrado é expresso pelo número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2). O Brasil é um país populoso, pois sua população absoluta – isto é, a soma de todos habitantes, é elevada. No entanto é pouco povoado, isto porque, se considerarmos a relação entre número de habitantes e a sua área territorial, ou seja, a população relativa.

 A população brasileira, em sua maioria, concentra-se na faixa litorânea. Já as localidades no interior são pouco povoadas. Os nossos litorais, historicamente serviram de entrada para os imigrantes que chegavam por via marítima, além de serem utilizados para as trocas comerciais e concentrarem as maiores cidades brasileiras.

Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração. Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais, as chamadas áreas de repulsão. (ADAS, Melhem. Expedições Geográficas – 3 ed. 2018, p. 44 e 45.)

Assista ao vídeo abaixo, releia o texto acima e resolva as questões a seguir.

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica – Canal OLHAR GEOGRÁFICO – Youtube

1. Conceitue:

 a) população absoluta;

 b) população relativa;

c) densidade demografia;

d) áreas de atração

e) áreas de repulsão.

2. Fale o que você entendeu sobre os fatores históricos e econômicos que influenciam a distribuição espacial brasileira.

3. Faça um breve comentário relativo a distribuição espacial da população brasileira.

Saiba Mais / Referências:

https://www.ibge.gov.br/ Neste site você encontrará textos, mapas, gráficos e tabelas sobre diversos aspectos da população brasileira.

Objeto de ConhecimentoCaracterísticas e dinâmica da população – destruição espacial da população brasileira.
Componente CurricularGeografia
Habilidades(EF07GEO4-A) Analisar a destruição espacial da população brasileira, considerando os indicadores sócios econômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e idade nas regiões brasileiras.
Proponentes/ Professores:Donizette Soares da Silva, Rosani  Eustáquia  Mesquita Marta Helena Fernandes de Andrade Jusylene  Divina Dias Cardoso Marcilene de Faria Albernaz
Instituição Educacional:Escola Municipal Angelina Pucci Limongi
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde