You are currently viewing Quanto tempo o tempo tem?

Quanto tempo o tempo tem?

— Dito popular

O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na
Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do
tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12
partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje.
As medidas de tempo são as unidades de medida usadas para marcar o tempo no geral. Essas medidas são formadas por padrões que podem ser encontrados facilmente no cotidiano. Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.
As unidade de medidas de tempo. O minuto é compreendido como o tempo que o ponteiro do relógio, que indica os segundos, leva para dar uma voltada completa no mostrador. A hora é compreendida como o tempo que o ponteiro do relógio, que indica os minutos, leva para dar uma volta completa no mostrador. Uma hora é formada por 60 minutos e 3.600 segundos. O tempo que o ponteiro, que indica a hora no relógio, leva para dar duas voltas completas é chamado de dia. Um dia tem 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos.
Instrumentos de medida de tempo
O relógio é o instrumento que mais é utilizado no dia a dia para medir o tempo. Ele pode ser de pulso ou de parede, digital ou analógico. Durante a história do mundo, existiu vários outros instrumentos usados para medir o tempo. Veja abaixo alguns deles:

Ampulheta:
Criada no século XVIII, é conhecido também como relógio de
areia. A sua estrutura é composta por duas ambulas, entre elas, existe um pequeno buraco, por onde passa a areia que fica dentro desse instrumento. Na medida que em que a areia vai caindo, de uma ambula para a outra, o tempo é marcado.

Clepsidra:
Foi criada em 1400 a.C. e é conhecida como o “relógio de água”. Esse instrumento usa a força da gravidade para mover a água fazendo o mesmo movimento que areia faz na ampulheta.

Relógio Atômico:
Foi criado em 1955 e é considerado um dos relógios mais
precisos já inventado. Ele usa as propriedades do átomo para funcionar.

Relógio de Sol:
Foi criado por volta de 1500 a.C. e é um dos instrumentos de
mais fácil compreensão. Ele usa a luz do sol que reflete em uma placa e produz uma sombra que está fixada em um mostrador.

Relógio de Vela:
Foi criado em meados do século VIII e era composta apenas por uma vela, que era marcada com vários traços e à medida que a vela ia queimando, o tempo era marcado.

Relógio de Pêndulo:
Criado em 1656, esse instrumento utiliza os pêndulos para
marcar o tempo. O balanço dos pêndulos gera energia e movemos ponteiros do relógio.

Atividade 1:

Assista o vídeo :

“Quem inventou o Relógio?” Canal: Invenções na História – https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg

que conta a história da invenção do relógio. Em seguida, ilustre os relógios apresentados: solar/ d’água/ampulheta/relógio de pêndulo…

Atividade 2:

Assista a seguir o vídeo que explica a motivação humana para medir o tempo.

Agora, responda as seguintes questões no seu caderno:
a) Quais as primeiras formas que a humanidade descobriu para medir o tempo?
b) Explique o que é a Clepsidra:
c) Há várias formas de medir o tempo, qual é a que você mais usa?

Atividade 3:

Faça a leitura do link da Escola Kids e responda a essas questões, também no caderno:

a) Quais são as unidades de medida do tempo?
b) Qual é a principal medida de tempo?
c) Cite ao menos 4 exemplos de instrumentos de medida de tempo:
d) Faça a equivalência de :
UNIDADE EQUIVALE A
1 dia
1 semana
1 quinzena
1 mês
1 bimestre
1 trimestre
1 quadrimestre
1 semestre
1 ano
1 década
1 século
1 milênio

Objeto de
Conhecimento
Grandezas e medidas
Habilidades(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em
horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu
cotidiano, como informar os horários de início e término de
realização de uma tarefa e sua duração.
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do
ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de
mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade
ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de
vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o
presente.