You are currently viewing Matemática – Quanto tempo eu durmo?

Matemática – Quanto tempo eu durmo?

Preparados para a aventura desta aula? Sente-se confortavelmente, dê uma espreguiçada e vamos lá! Você teve uma boa noite de sono e descansou bastante para aprender muito?

Hoje, vamos refletir a respeito dos seus hábitos de sono e você utilizará medidas de tempo relacionadas aos horários de dormir e acordar.


ATIVIDADE 1

Observe as frases a seguir:

– “Está na hora de dormir! ”

– “Já é hora do recreio! ”

-“ Tia, que horas será o lanche? ”

–  “Que horas você tem que sair de casa para não chegar atrasado na aula? ”

–  “Que horas começa o recreio? ” E que horas termina? Quanto tempo dura o recreio da sua escola?

– Quantas horas você fica na escola?

Todas essas frases, possuem uma palavra em comum, que palavra é esta? Se você respondeu HORAS, você acertou. 

Palavras como horas, minutos, segundos, dias, semanas, mês, ano, fazem parte dos termos que podemos utilizar para medir o tempo. Faça uma pesquisa e descubra quais os instrumentos atuais e antigos, foram e /ou são usados para medir o tempo, em seguida registre sua pesquisa fazendo desenhos dos diferentes instrumentos de medida de tempo. 


ATIVIDADE 2

Em sua pesquisa, você deve ter descoberto que um dos instrumentos para medir o tempo é o relógio, que é usado para medir as horas. Vamos agora, aprender as horas de um modo bem divertido, através de um jogo. Vamos lá?

Para isso, você precisará acessar o link http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/?deviceType=computer, nele encontrará o Jogo “Aprendendo as Hora”, cada fase concluída, você avançará no jogo e em conhecimento e logo, logo estará dominando a arte de contar o tempo.


ATIVIDADE 3

Assista o vídeo “ Por que o sono é tão importante? Fique bem atento a todas informações que a turma dos Super Curiosos trás.

https://www.youtube.com/watch?v=_bxN44gjc3w

Após assistir o vídeo, converse com sua família e conte tudo que aprendeu e principalmente o que acontece quando uma pessoa dorme bem. Depois de conversar com sua família, crie uma tabela e registre nela:

– Que horas você vai dormir?

– Que horas você acorda?

– Quantas horas em média, você dorme por noite?

– Você dorme durante o dia? Se sim, quanto tempo dura esse sono?

Para uma criança que tem idade entre 6 e 13 anos é aconselhável que durma de 9 a 11 horas por dia. Contando o tempo que você dorme, incluindo a soneca da tarde, podemos dizer que seu sono está adequado para sua idade? Se sua resposta for não, converse com sua família e busque uma estratégia para melhorar sua rotina de sono.

Para ajudar na construção desta rotina, você deverá construir um relógio analógico (de ponteiro), utilizando materiais recicláveis e marcar nele todos os seus horários importantes como hora de acordar, hora do almoço, hora de brincar, hora de ajudar nas tarefas da casa, hora de descansar, hora de jantar e hora de dormir. Para te ajudar nessa construção, no link a seguir você encontra várias ideias para se inspirar e construir seu lindo relógio analógico.


Saiba Mais | Referências:Referências: Para entender melhor, como ler as horas em um relógio de ponteiros veja os dois vídeos da CONTOTOYS a seguir – “ APRENDA A OLHAR AS HORAS – RELÓGIO DE PONTEIRO // CONTOTOYS  https://www.youtube.com/watch?v=AfVg6SmOPmM– APRENDA A OLHAR HORAS E MINUTOS NO RELÓGIO DE PONTEIRO // CONTOTOYS https://www.youtube.com/watch?v=6HoazWMP-_E 
Para te ajudar a ter uma boa rotina antes de dormir, ouça uma linda e interessante estória. Neste link você encontrará a contação da estória da girafa que tinha insônia. Ouça na hora de dormir e tenha uma boa noite. – A Girafa sem sono – Varal de Histórias  https://www.youtube.com/watch?v=R1HSNvuQiHE
Objeto de ConhecimentoMedidas de tempo: intervalo de tempo. Unidades de medidas de tempo. Leitura de horas em relógios analógicos. Meios históricos de marcação de tempo.
Habilidades(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico. (EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.(EF03MA23-A) Confeccionar relógio analógico e marcar situações de sala de aula, organização de rotinas, início e final de uma atividade durante a aula, entre outros. EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico.
Proponentes/ Professora:Professora Kaisy Gomes Alves Miyasaki
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Lousinha
CRE:Maria Helena Batista Bretas