You are currently viewing Quanto custa sua receita?

Quanto custa sua receita?

Hoje vamos falar de um assunto que literalmente você coloca a mão na massa!!

Vamos conversar sobre como calcular o preço de uma receita.

Quantas vezes você já fez um brigadeiro, um bolo, pudim, pipoca gourmet ou outra receita qualquer em sua casa? Várias vezes ??? Hummmm…..Que bom!!!!!

Você sabe me dizer quanto custa cada uma dessas receitas? não????? Pense comigo:

Se seus responsáveis te proibissem de fazer uma receita com a alegação de que você está gastando muito, como se defenderia? 

Se seus amigos te pedissem pra fazer pipoca gourmet para uma sessão de filmes, e que todos contribuiriam com o valor gasto, como calcularia?

Se sua mãe, tia, primo, irmã ou irmão fizessem um bolo para vender, saberia ajudá-los, calculando o custo desse bolo?

Bem!!! Acho que já te dei razões suficientes para mostrar que é importante saber calcular o custo das receitas, né?

Assista ao vídeo do professor Marcelo, que explica como fazer esses cálculos por meio de um exemplo.

“Calculo do custo de um bolo” – Canal: Marcelo Santos Matemática – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y-drnCYoDRY&t=118s

Viu que bacana!!!  Agora você já pode descobrir o custo de cada receita e sempre que precisar utilize a calculadora como ferramenta de apoio.

 Ahhh!! e como o professor Marcelo falou, ele não calculou o valor do gás e nem da energia, no caso de forno elétrico. Esses cálculos são feitos por estimativa, e ficarão para uma próxima conversa!!

Uma dica: na hora do cálculo do valor da sua receita, preste bastante atenção nas unidades de medida de massa (quilo ou miligrama) e de capacidade (litro ou mililitro) para possíveis conversões.

Agora…mão na massa!!!


Assista a integra desse conteúdo no vídeo abaixo:


COMPONENTEHABILIDADES
MATEMÁTICA(EF06MA01-B) Ler, escrever, comparar, arredondar, compor, decompor e ordenar números racionais de qualquer ordem de grandeza, cuja representação decimal e finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
(EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6ª ano