You are currently viewing QUANTAS HORAS SÃO?!

QUANTAS HORAS SÃO?!

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 05/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?


Hoje você vai aprender um pouco mais sobre MEDIDA DE TEMPO.

Vamos ver e ouvir o que a Professora Alessandra tem para nos contar! VAMOS LÁ?


“TEMPO – RELÓGIO – PARTE 3” Canal: Alessandra Carneiro de Freitas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Jj_eiCyJSF0&feature=youtu.be

A Professora Alessandra explicou que o dia tem vinte e quatro horas, que o relógio analógico marca 12 horas e que, para completar as 24 horas ele dá 2 voltas.

Vamos entender essa história?

Observe a seguir dois modelos de relógio: o digital e o analógico.



No primeiro podemos saber as horas, os minutos e os segundos através dos números.

No segundo podemos saber a marcação do tempo observando os ponteiros:

O ponteiro preto indica as horas

O azul os minutos

 E o vermelho os segundos.

Mas… tem algo estranho ai!!!

Um dos relógios está marcando 15 horas e o outro está marcando três horas!!!

Acho que isso está errado!

SERÁ? VAMOS VER!!

Você  se lembra que a Professora Alessandra falou que o dia tem vinte e quatro horas, que o relógio analógico marca 12 horas e que, para completar as 24 horas ele dá 2 voltas?

Então…

Para não errar precisamos olhar o tempo.

Se for durante o dia o relógio analógico está marcando 15 horas e 25 segundos.

Se for à noite, ele está marcando 03 horas da manhã ou como dizem, 03 horas da madrugada e 25 segundos.

Vamos observar outro exemplo:



O ponteiro preto, que indica as horas está apontando para o número 2

O azul, que indica os minutos está apontando para o número 4

 E o vermelho, que indica os segundos está apontando para o número 11

Então podemos concluir que, se for durante o dia o relógio está marcando 14 horas, 20 minutos, e 55 segundos.

E se for a noite o relógio está marcando 2 horas, 20 minutos, e 55 segundos da manhã ou da madrugada.

Agora vamos observar outro exemplo e falar de um erro que é bem comum entre as pessoas



O ponteiro preto, que indica as horas está apontando para o número 12

O azul, que indica os minutos está apontando para o número 6

 E o vermelho, que indica os segundos também está apontando para o número 06

Já sabemos que, se for durante o dia o relógio está marcando 12 horas, 30 minutos, e 30 segundos, ou MEIO DIA E MEIA.

Já ouvi muitas pessoas dizerem MEIO DIA E MEIO, mas o correto é MEIO DIA E MEIA, porque estamos falando de meia hora

Nesse caso estamos falando de metade do dia e metade da hora, por isso o correto é dizer MEIO DIA E MEIA.

E se for à noite o relógio está marcando 00 horas, 30 minutos, e 30 segundos, ou MEIA NOITE E MEIA.

Agora vamos pensar em uma outra situação a respeito do tempo.

1 hora é muito ou é pouco tempo?

Depende!!!



Se você estiver brincando no parque com seus amigos, ou no clube naquela piscina gostosa 1 hora passa voando!!

Mas se você estiver sentido dor…..

Ai, ai, ai….

Uma hora é uma eternidade!!!

A percepção da passagem do tempo depende do estado em que você se encontra!


ComponenteHabilidade
Matemática(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico.
(EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
(EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora.

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 3º ano

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:


Quantas horas são? Ed Finan. e Empreendedorismo – Ens. Fund. – Anos Iniciais – Bl-1- 5 out 2020