You are currently viewing Língua Portuguesa – Quadrinhos que contam histórias

Língua Portuguesa – Quadrinhos que contam histórias

Olá! Você já sabe que existem muitas formas de contar uma história não é mesmo?  Hoje você vai estudar sobre uma delas que são as Histórias em quadrinho. Você já leu esse tipo de história? Acredito que sim, pois as histórias em quadrinhos são leituras sensacionais, tanto para crianças quanto para adultos, e no Brasil temos os livrinhos só com histórias em quadrinhos que chamamos de gibi.  Hoje você vai aprender um pouco mais sobre esse gênero textual. Vamos lá?


ATIVIDADE 1:

 Você sabia que as Histórias em Quadrinhos surgiram no final do século XIX e, graças à Revolução Industrial, é que esse gênero se propagou. Na mesma época em que surgem as Histórias em Quadrinhos, aparece também o cinema, mas com finalidade científica, enquanto as histórias em quadrinhos ocuparam espaços nos jornais, revolucionando o desenho jornalístico e representando um avanço cultural. Esse gênero surgiu com a função de suprir a necessidade de diversão e entretenimento da sociedade de massas. No Brasil, as primeiras Histórias em Quadrinhos chegaram no início do século XX. Entre os mais famosos quadrinistas estão: Quino (argentino que criou a personagem Mafalda), Maurício de Souza (criador da turma da Mônica), Ziraldo (criador da turma do Pererê e do Menino Maluquinho). 

Assista o vídeo onde Ziraldo entrevista Mauricio de Sousa o criador da Turma da Mônica.

“Ziraldo entrevista Mauricio de Souza no ABZ do Ziraldo – parte 1” Canal: tvbrasil – https://www.youtube.com/watch?v=KGdpmWxt6Qk

 Gostou de conhecer um pouco mais sobre Mauricio de Sousa? Agora é hora de mostrar o que você aprendeu, registrando em seu caderno:

∙  O que é uma História em Quadrinhos?

 ∙ Onde são publicadas as Histórias em Quadrinhos?

 ∙ Quais Histórias em Quadrinhos já você já leu?

 ∙ Na sua escola há gibis para você ler Histórias em Quadrinhos?

 ∙ Quais Histórias em Quadrinhos mais gosta de ler?

 ∙ Quais são os personagens de Histórias em Quadrinhos preferidos? 

ATIVIDADE 2:

  Você sabia que a História em Quadrinho, também chamada de HQ, é uma narrativa visual que, normalmente, expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando somente imagem ou associando palavra e imagem. Ou seja, apresenta uma linguagem mista, linguagem verbal e não verbal. Tem como função básica o entretenimento, embora em algumas ocasiões veicule uma informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos, como é o caso de campanhas comunitárias relacionadas à área da saúde, fatores ligados ao trânsito, consumo de água e energia, dentre outros. Uma HQ é composta por quatro ou mais quadros, conhecidos também por vinhetas, que têm a função de delimitar, de separar os espaços entre as diferentes imagens. As falas são indicadas, em geral, por meio de balões, estabelecendo-se uma comunicação mais imediata entre os personagens e o leitor, já que o texto é incorporado à imagem.

Assista o vídeo abaixo e conheça alguns tipos de Balões de Quadrinhos.

“Vamos falar sobre Balões de Quadrinhos!” Canal: Alexandra Presser – https://www.youtube.com/watch?v=nh8EMtpvsjc

 ATIVIDADE 3 –

Gostou de conhecer os tipos de balões que aparecem nas HQs?  São interessantes não é mesmo? Agora vamos aprender sobre outro recurso que aparece nas Histórias em Quadrinhos: as Onomatopeias.

Onomatopeias são signos convencionais que imitam um som com um fonema ou palavra, ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho das máquinas, o timbre da voz humana faz parte do universo das onomatopeias. A maioria delas é originária da língua inglesa. A função básica da onomatopeia numa HQ é sonorizar a história.

Assista o vídeo a seguir e conheça mais sobre as onomatopeias.

“Onomatopeias! Os efeitos sonoros dos Quadrinhos!” Canal: Alexandra Presser – https://www.youtube.com/watch?v=gcxywUXFhls

ATIVIDADE 4:

O que você acha de criar a sua própria HQ? Você aprendeu que HQs são narrativas curtas, que são compostas por quatro ou mais quadros, que as falas são indicadas por meio de balões e pode usar também as onomatopeias. 

Agora é sua vez! Vamos lá, use toda sua imaginação e registre sua própria HQ em seu caderno.


Saiba Mais  Referências:

“História das Histórias em Quadrinhos | Episódio 1” Canal: Sesc Jundiaí – https://www.youtube.com/watch?v=Sm5FX0YbaZs

“História das Histórias em Quadrinhos | Episódio 2” Canal: Sesc Jundiaí – https://www.youtube.com/watch?v=xg26uON6vOQ

http://chc.org.br/bate-papo-animado-com-uma-dupla-de-desenhistas/

“Como fazer História em Quadrinhos” – Canal: Colégios da Rede Marista – https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc

Objeto de ConhecimentoLeitura de imagens em narrativas visuais: Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas Características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas Efeitos de sentido: recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Habilidades(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia. (EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando as semelhanças e diferenças de cada gênero.

Proponentes/ Professores:Letícia de Pádua Borges / Mariana Teodoro de Leles / Nilzenita Carvalho Pereira Santiago 
Instituição Educacional:Escola Municipal Bom Jesus 
CRE:Unidade Regional Central 

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano –  Experiências e Curiosidades