You are currently viewing Proteção e cuidados com a família

Proteção e cuidados com a família

Olá! Você tem amigos na sua turma na escola? Você já prestou atenção que eles estão na mesma fase da vida que você? Vamos conversar sobre as fases da vida: infância, adolescência, adultice e velhice.

Em cada fase da vida o ser humano apresenta características diferentes.  Como você se sente na sua fase de vida atual? É muito bom sentir que cresceu, mas é importante buscar orientações na escola, na família para vencer os desafios de crescer sem medo.

Atividade 1

Acesse o link e assista ao clipe. Convide sua família para assistir com você.

“Cuida com Cuidado” – Canal: Palavra Cantada – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1X_ow1SKMys

Atividade 2

Converse com uma pessoa da sua família sobre:
* os cuidados que uma pessoa necessita na infância e na adolescência;
* o que é necessário para uma pessoa ficar independente;

Atividade 3

Converse por telefone com seus avós ou um tio mais velho sobre quais eram os cuidados, as brincadeiras, o lazer e as responsabilidades na época em que ele viveu a infância e a adolescência.

Agora, compare e escreva no seu caderno ou no bloco de notas do celular as diferenças entre a época relatada pelo seu familiar com os dias atuais. Não se esqueça de se atentar aos itens solicitados: cuidados, brincadeiras, lazer e responsabilidades.

ComponentesHabilidades 
Língua PortuguesaTema: Desenvolvimento do senso crítico
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
HistóriaTema: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
(GO-EF05HI04-A) Compreender como em diferentes épocas, crianças e adolescentes, brancos, negros e indígenas, vivem na sociedade brasileira, discutindo aspectos como: trabalho, saúde, educação, lazer e cultura.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.