You are currently viewing Matemática – Produção e venda de bombons

Matemática – Produção e venda de bombons

Olá caríssimo (a) aluno (a)!! Muitas famílias para driblar o desemprego ou por opção buscam o caminho do empreendedorismo e um dos maiores desafios é o gerenciamento da produção e venda de um produto. Pensando nisso, vamos simular a montagem de uma microempresa para a produção de bombons?

ATIVIDADE 1

Leia a situação-problema e resolva. Imagine que para ajudar na renda da família você decidiu abrir um pequeno negócio: produção e comercialização de bombons. Para que esse negócio prospere é necessário fazer um planejamento detalhado.

Baseado na tabela de preços dos ingredientes, preencha a tabela de custo para 50 bombons usando, inicialmente, o cálculo mental ou simplesmente uma estimativa, pois pode ser difícil para a maioria dos alunos realizarem o cálculo mental com números decimais.

Então vamos lá, complete a tabela abaixo observando os preços e a quantidade de ingredientes necessários para fazer a receita de bombons:

PRECOS DOS INGREDIENTES

INGREDIENTEQUANTIDADE DE CADA EMBALAGEMPREÇO
Chocolate Blend1 kg=1000gR$ 15,00
Leite condensadolata (395 ml)R$ 3,00
Chocolate em pó200 gR$ 3,75
Margarina sem sal250 gR$ 1,90
Leite1 l = 1000mlR$ 2,50
Coco ralado50 gR$ 1,21
Papel alumínio 8cmx8cm300 unidadesR$ 7,70

CUSTO PARA 50 BOMBONS

INGREDIENTEQUANTIDADECUSTO
Chocolate Blend700 g
Leite condensado2 latas (395 ml cada lata)
Chocolate em pó80 g
Margarina sem sal150 g
Leite500 ml
Coco ralado150 g
Papel alumínio 8cmx8cm50 unidades
Subtotal
Custos extras (energia, gás, água, etc.)15% do subtotal
Custo total
Custo unitário

ATIVIDADE 2

Na resolução de problemas do dia-a-dia aparecem termos muito usados nas atividades comerciais.

Exemplos:
• Custo: quantia paga por algo.
• Lucro: ganho que se obtém de uma negociação.
• Prejuízo: perda que se sofre em uma negociação.
Uma prática comum realizada nas relações comerciais é a divisão de lucros e prejuízos proporcionais aos valores investidos pelos sócios de uma determinada empresa. Essa divisão proporcional recebe o nome de regra de sociedade.

Assista aos vídeos para auxiliar na resolução dos exercícios:

Porcentagem – Introdução – Canal Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

Porcentagem Utilizando Regra de Três – Canal Brasil Escola – YouTube

Nessa aula, você aplicará seus conhecimentos matemáticos para resolver problemas relacionados à Matemática Financeira:

1. Calcule o valor de venda de cada bombom sabendo que é esperado um lucro de 45%.
  1. A quantidade de margarina utilizada para fabricar 50 bombons corresponde a quantos por cento de uma embalagem de 250 g?
  1. Para fabricar 50 bombons três alunos gastam 2 horas, quantos horas deverão trabalhar por dia (de segunda a sexta), para fabricar 1000 bombons por semana?
  1. Qual é o lucro semanal obtido na venda de 1000 bombons?

Assista ao vídeo para auxiliar na resolução da questão:

27 – Regra da sociedade – Canal Toda a matemática – YouTube

Regra da Sociedade – FÁCIL! – Canal Gênio da Matemática – YouTube

1. Para montar o negócio foi necessário um investimento de R$ 300,00. O primeiro aluno entrou com R$ 60,00, o segundo com R$ 100,00 e o terceiro com R$ 140,00. Sabendo que o lucro será divido proporcionalmente ao investimento feito por cada aluno, quanto cada aluno receberá de lucro por semana se a empresa conseguir vender 1000 bombons por semana? (Este problema obedece a “Regra de Sociedade”)

Chegamos ao final da aula e esperamos que com ela você tenha compreendido conceitos básicos para se gerenciar as finanças de uma microempresa.

Boa sorte e até a próxima!!

Saiba Mais | Referências:

GRINGS – Matemática para Concursos 8 – Regra de Sociedade (parte 1) – Canal omatematico.com – YouTube

Objeto de Conhecimento-Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples. -Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. -Problemas envolvendo medições
Habilidades(EF07MA 02-A) Ler, interpretar e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos. (EF07MA 02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. (EF07MA17-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas para calcular a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros. (EF07MA17-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas. (EF07MA-29). Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridas em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Proponentes/ Professores:Walquiria Lemes da Silveira Faria, Carlos Alberto de Sousa e Silva Junior, Jovenal Meira de Almeida, Andréa de Souza Miguel Moraes.
Instituição Educacional:Escola Municipal Marechal Castelo Branco
CRE:Central