Olá! Vamos descobrir curiosidades sobre alguns animais e aprender o que são e como são feitas as fichas técnicas desses bichos? Para que isso aconteça peça auxílio a seu responsável, a um amigo ou alguém de sua família, de forma presencial ou por telefone mesmo.
Preparados? Vamos assistir reportagem da live animal! Zoo de SP que mostra a rotina dos bichos na quarentena e depois pesquisar e responder uma ficha técnica fazendo um registro bem criativo, através de desenho ou dobradura.
Atividade 1
Veja a reportagem da live animal! Zoo de SP que mostra rotina dos bichos na quarentena.
Atividade 2 – (pegue o caderno e vamos escrever)
Após assistir a reportagem da live no Zoológico de São Paulo e descobrir muitas curiosidades sobre: suricatos, girafa e conferir a alimentação dos macacos.
Agora, mão na massa!
I – Escolha um animal que você ache interessante.
II – Faça um registro de forma criativa, mostrando como é o animal que você escolheu. Podendo ser desenho, pintura, dobradura. Use sua criatividade.
Atividade 3
Pesquise, em livros, revistas ou internet, informações a respeito dessa espécie.
Estes links podem ajudar na sua pesquisa:
- http://www.tamar.org.br/galera_da_praia.php;
- http://www.ra-bugio.org.br/;
- https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/23-coisas-incriveis-sobre-animais-que-voce-nunca-imaginou.html;
- https://incrivel.club/admiracao-animais/20-curiosidades-fofas-sobre-o-mundo-animal-624110/;
- https://youtu.be/lTQfSunUqVU.
Atividade 4
Preencha a ficha a seguir e observe as informações pedidas na ficha técnica
Ficha do Animal
Nome popular: _____________________________________________________________________________________________________________
Nome científico: ___________________________________________________________________________________________________________
Peso: _______________________________________________________________________________________________________________________
Tamanho: __________________________________________________________________________________________________________________
Alimentação: ______________________________________________________________________________________________________________
Hábitat: ____________________________________________________________________________________________________________________
Característica:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Saiba Mais/Referências: | Estes links podem ajudar na sua pesquisa: http://www.tamar.org.br/galera_da_praia.php; http://www.ra-bugio.org.br/; https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/23-coisas-incriveis-sobre-animais-que-voce-nunca-imaginou.html; https://incrivel.club/admiracao-animais/20-curiosidades-fofas-sobre-o-mundo-animal-624110/; https://youtu.be/lTQfSunUqVU. |
Objetos de Conhecimento | Forma de composição dos textos. Adequação às normas de escrita. |
Componente curricular | Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Artes. |
Habilidades: | EF01LP24 – Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. EF02CI04-A – Descrever características de planta e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. GO-EF02CI09– Identificar características próprias dos seres vivos. GO-EF01AR04-A – Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração. |
Proponentes/ Professores: | Flávia Cristina A. de Lemos Elizângela Messias Gonçalves Santos Keitt Rodrigues de Jesus. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Jardim Nova Esperança |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |