You are currently viewing Pra que Servem as Vacinas?

Pra que Servem as Vacinas?

Vamos conhecer um pouco sobre vacinas, sua importância e a relação com as doenças?  Então, procure um lugar tranquilo, pois é hora de aprender!

Assista aos vídeos “Como Funcionam as Vacinas?” e “Vacinação é um gesto de amor”:

“Ciência Explica – Como Funcionam as Vacinas?” –  Canal Click Ciências, da Universidade Federal de São Carlos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=6qs9_BFkgps&feature=youtu.be

“Ciência Explica – O que são anticorpos?” – Canal Click Ciências, da Universidade Federal de São Carlos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=zev4Rh-IWGs&feature=youtu.be

http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_vacina.pdf
“Vacinação é um gesto de amor” – Turma da Mônica – Site do Ministério Público do Paraná

(I) E aí, você já sabia o quanto é importante a vacinação? Agora é sua vez de contar histórias. Crie os personagens, o texto e o contexto! Você pode fazer seus personagens no papel ou usar um computador. Desenvolva sua ideia, pense no local onde a história se passará, pesquise sobre o assunto e não se esqueça de fazer uma revisão.  Ah, também não se esqueça de procurar sua caderneta de vacinação e verificar se todas as vacinas estão em dia! Cuide de você! Sua saúde agradece!

(II) Você sabe o que são os anticorpos e qual a sua importância para a saúde?

Faça a leitura do texto, que apresenta informações relevantes sobre a imunização do sarampo no Brasil, faz referência sobre a importância e um alerta aos estados e municípios que estão abaixo da meta proposta de imunização:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-10/brasil-atinge-meta-global-de-vacinacao-contra-o-sarampo
“Brasil atinge meta global de vacinação contra o sarampo” – Site: Agência Brasil

Interessante, não achou? E você, já foi vacinado contra sarampo? Consegue me dizer se a imunização se deu por vacinas ou “gotinhas?” De acordo com o mapa e reportagem, responda:

(I) Quais os sintomas do sarampo?
(II) Como ocorre a transmissão dessa doença?
(III) Qual a importância da vacina?
(IV) De acordo com o mapa, quais os estados estão 100% imunizados contra o sarampo?

Para Saber Mais:

“Qual a importância da Vacinação Infantil?” – Canal do Ministério da Saúde – Link: https://www.youtube.com/watch?v=0DuHI0E6Bc4&feature=youtu.be

“Vacinas e Soros” – Canal SAS Saúde – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ra_ebPTgzzw&feature=youtu.be

“Animação – 8 Medidas para se prevenir contra a Gripe” – Canal do Ministério da Saúde – Link: https://www.youtube.com/watch?v=L-OG2SFOZ8s&feature=youtu.be

HABILIDADES:(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.
(EF07GE10-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas a partir de dados estatísticos, através de gráficos e tabelas com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.(EF67LP22-A) Revisar e reescrever o texto produzido, se necessário, observando ortografia, pontuação, concordância, coesão, etc.