You are currently viewing PORTUGUÊS – GÊNERO TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

PORTUGUÊS – GÊNERO TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS – OU HQ – É O NOME DADO À ARTE DE NARRAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DE DESENHOS E TEXTOS EM SEQUÊNCIA, NORMALMENTE NA HORIZONTAL.

ESSAS HISTÓRIAS POSSUEM OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS NARRATIVAS: ENREDO, PERSONAGENS, TEMPO, LUGAR E DESFECHO.

NO GERAL, APRESENTAM UMA LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.

OS AUTORES UTILIZAM DIVERSOS RECURSOS GRÁFICOS NESSE GÊNERO TEXTUAL PARA TRAZER O LEITOR PARA “DENTRO” DA HISTÓRIA CONTADA.


PARA COMUNICAR AS FALAS DAS PERSONAGENS, POR EXEMPLO, SÃO EMPREGADOS BALÕES COM TEXTOS ESCRITOS. 

O FORMATO DOS BALÕES TAMBÉM TRANSMITE DIFERENTES INTENÇÕES. COMO A FALA, UM PENSAMENTO, UM GRITO.


VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA E APRENDER UM POUQUINHO MAIS?

FONTE: https://youtu.be/gk85sbWDVko

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

O QUE VOCÊ ESCREVERIA NOS BALÕES ABAIXO?

FONTE: https://i.pinimg.com/564x/3b/1e/c3/3b1ec37d3e67ee4f5de1880d1f282a0b.jpg

FONTE: https://i.pinimg.com/564x/3b/1e/c3/3b1ec37d3e67ee4f5de1880d1f282a0b.jpg


Autora:Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.

GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagens: Canva.com