You are currently viewing Portugal em alto mar

Portugal em alto mar

Olá! Como você está? O que você acha de conversarmos um pouco sobre as grandes navegações? Sabemos que nesta história os portugueses saíram na frente. Será que precisaram de novos instrumentos de navegação para atravessar o alto mar?

Atualmente a tecnologia é uma necessidade absoluta em nossas vidas, ela nos proporciona conforto, conhecimento, facilidades e recursos eletrônicos que trazem o mundo em nossas mãos. Vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto?

Acesse o link abaixo, faça a leitura da matéria “A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM NOSSAS VIDAS” e responda as perguntas abaixo em seu caderno.

https://brainly.com.br/tarefa/16008990

1 – O que é tecnologia?

2 – Como as tecnologias auxiliam as pessoas atualmente?

Muito bem! Já sabemos como as tecnologias nos ajudam, não é mesmo?E em outras épocas e lugares, como as pessoas faziam? É preciso saber que para cada época e lugar o ser humano inventou ou utilizou tecnologias já conhecidas de acordo com suas necessidades, como por exemplo os portugueses que chegaram ao Brasil em 1500. Quais tecnologias eles teriam utilizado pra navegar até aqui? Não! Eles não tinham radares naquela época! Mas você Já ouviu falar no ASTROLÁBIO e na BÚSSOLA? Sim! Ambos foram tecnologias usadas pelos portugueses e outros povos para se localizarem em alto mar durante a Expansão Marítima. Já parou pra pensar que lá no meio do mar só se vê o céu e muita água ao redor? Pois é, o Astrolábio ajudava os marinheiros a se localizarem medindo a posição das estrelas. Já a bússola é um instrumento com um ponteiro magnético que aponta sempre para o Norte, facilitando a localização para os navegadores. Bem, estas tecnologias foram inventadas por outros povos e com outras finalidades muito antes dos portugueses virem para o Brasil, mas a verdade é que foram muito úteis para suas viagens. Enquanto isso, os povos indígenas que viviam aqui e não precisavam de nada disso, usavam outras tecnologias como o arco e flecha, agulhas e facas feitas de madeira e osso, vasilhas de barro e centenas de outras tecnologias que eram úteis no seu cotidiano lhes garantindo a sobrevivência nas imensas florestas que haviam aqui.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

Astrolábio. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrol%C3%A1bio

Bússola. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%BAssola

Agora responda:

Como os navegadores portugueses se beneficiaram da bússola e do astrolábio durante a expansão marítima?

Saiba Mais | Referências:Revista Super Interessante: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-era-a-vida-na-armada-de-pedro-alvares-cabral/ Mar Português de Fernando Pessoa: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000004.pdf Visitado em 28/072020 Sugestão de vídeos: https://ensina.rtp.pt/artigo/bartolomeu-dias/ Visitado em 28/07/2020 https://www.youtube.com/watch?v=se6vBjgsRuw Visitado em 28/07/2020
Objeto de ConhecimentoAs descobertas científicas e a expansão marítima.
HabilidadesGO-EF07HI06-A Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente por meio das grandes navegações e expansão marítima, bem como as trocas científicas que influenciaram as revoluções ocidentais. GO-EF07HI06-B Interpretar as navegações como movimento expansionista do período moderno a partir de seus objetivos políticos, imperialista, comercial e religiosos na busca pela conquista de diversos povos e pela apropriação de novos territórios.
Proponentes/ Professores:Luciana Peres Guimarães Tânia Aparecida Canêdo
Instituição Educacional:Esc. Municipal Pedro Costa de Medeiros
CRE:Central