You are currently viewing Ciências da Natureza – Por que temos que vacinar?

Ciências da Natureza – Por que temos que vacinar?

Olá! Quando falamos em vacina já pensamos de imediato na seringa. É verdade que dói um pouquinho, mas você sabia que vacinar é muito importante para nos proteger de doenças? Se você respondeu sim, está certo. Atualmente, estamos em processo de distanciamento social porque ainda não existem medicamentos ou uma vacina contra a Covid-19 para nos proteger.

A vacina é o que temos de mais parecido com super poderes. Ao vacinarmos ficamos imunes, ou seja, invencíveis contra várias doenças. Vamos aprender mais sobre isso?

Atividade 1

Assista ao vídeo a seguir “Super socorro: vacinação infantil” para compreender como as vacinas nos protegem.

“Super Socorro: vacinação infantil” – Canal: Governo do Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?v=LGJXqJY2VCA

Em seu caderno anote os nomes das doenças que podemos deter através da vacinação.

Atividade 2

Você viu no vídeo que toda criança tem que vacinar e ter seu cartão de vacinação. Você sabe onde está o seu? Provavelmente alguém da sua família tem ele guardado. Peça ajuda da sua família e compare seu cartão com a figura abaixo para saber qual vacinas você ainda tem que tomar. Peça para sua família fazer o mesmo.

Fonte: https://www.unasus.gov.br/uploads/noticia/lista-de-vacinacao_0.jpg

Atividade 3

Por causa do coronavírus não é uma boa ideia ir em postos de saúde sem antes saber da disponibilidade de vacinas. Porém algumas prefeituras e Secretarias de Saúde disponibilizam canais de comunicação para que você e sua família possam com segurança marcar uma consulta. Pesquise no seu município quais canais estão disponíveis.

ComponentesHabilidades
Geografia(EF04GE03-B) Identificar quais são os órgãos do poder público municipal e suas funções.
Ciências da Natureza(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus.
(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades- 4º ano – D

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.