You are currently viewing Por que tantos números?

Por que tantos números?

Olá! Você sabia que existem muitos e muitos números? Sabe para eles servem? No vídeo abaixo você poderá tirar suas dúvidas. 

Fonte: YouTube. Por que existem os números? Canal: Ticolicos

Você gostou do vídeo? Conseguiu aprender por que existem tantos números e para que eles servem?  

Na atividade anterior você aprendeu sobre a utilização das etiquetas nas lojas/supermercados. Além de descrever o valor, os números são utilizados no código de barras para identificar os produtos.

Fonte: http://www.revistacliche.com.br/2013/10/desvendando-os-misterios-dos-codigos-de-barras/

Pegue na cozinha de sua casa duas ou mais embalagens de alimentos e identifique onde estão os números do código de barras. Veja também outras informações numéricas apresentadas nas embalagens e anote estas informações em seu caderno.

Os números estão por toda parte, não apenas nas embalagens dos alimentos. Pense em mais situações diferentes onde existe a presença de números em sua vida. Para te ajudar pense sobre essas perguntas:

  • Qual a sua idade, peso e altura hoje?
  • Qual o dia, hora, mês e ano que você nasceu?
  • Qual o endereço da maternidade onde você nasceu?
  • Qual o número do seu registro de nascimento?

Os números são utilizados para responder a todas essas perguntas. A maioria dessas informações são encontradas na sua certidão de nascimento, um documento feito logo depois de você nascer. Peça um adulto para te mostrar esse documento e te ajudar a encontrar as informações que você precisa.

Fonte: https://certidao.cartorionobrasil.com.br/certidao-de-nascimento#pid=1

No próximo vídeo, você entenderá por que é importante ter uma certidão de nascimento.

Fonte: YouTube. A importância do registro civil de nascimento-UNICEF. Canal: BrasilNation

Legal, não é? Além de ser de graça, com a certidão de nascimento você pode adquirir outros documentos pessoais importantes como: Carteira de Vacinação, a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, o Título de Eleitor, a Carteira de Motorista, o Passaporte e outros.

Vamos fazer uma pesquisa?  Pergunte aos seus familiares qual a utilidade dos documentos listados acima. Peça para ver, e identifique a quantidade de números que eles possuem.

Agora Vamos brincar? Observe bem a imagem abaixo:

Compare a figura abaixo com a de cima, e veja quais as diferenças.

Quantas diferenças você encontrou? Desenhe esse número no seu caderno.

Agora é hora de você colorir essas imagens. Não precisa imprimir. Basta entrar no site abaixo e escolher as cores. Pinte do seu jeito e quantas vezes você quiser.

Fonte: https://colorir.org/jogos-7-erros-turma-da-monica/jogos-dos-7-erros-da-turma-da-monica-41/

Até a próxima!

SABER MAIS: 

Jogos online com números: 

https://rachacuca.com.br/jogos/tags/numeros/

Importância da Certidão de Nascimento:

Fonte: YouTube. IP SERVIÇO – Direito a certidão de nascimento. Canal: MPF
OBJETOS DE CONHECIMENTO:Matemática:
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
HABILIDADES:
Matemática:(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral. (EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presentes em contas de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indiquem localização, endereços. 
PROPONENTES: Natalia Rodrigues de Souza – CPTS I
CURADORIA: Nielson Honório Caires – GEREFU / Marinês Juliana Carvalho Martins – CRE CENTRAL