You are currently viewing Geografia – Por que quando chove as ruas alagam?

Geografia – Por que quando chove as ruas alagam?

Olá! Você já percebeu que toda vez que chove muito as ruas se enchem de água? Em alguns lugares da cidade a água é tanta que chega a alagar a rua toda. Você sabe por que isso acontece? Vamos aprender?


As enchentes são fenômenos que podem ocorrer por causas naturais ou por consequências das ações dos seres humanos. Elas ocorrem quando um rio, córrego, lago recebe um volume de água maior ao que pode suportar, acontecendo os transbordamentos. Mas o que acontece quando esse rio cruza uma cidade? 

Atividade 1

Vamos examinar duas imagens da famosa e histórica Cidade de Goiás? Observe o antes e o depois da enchente do Rio Vermelho.

Antes

Depois

O que podemos observar nessas duas imagens? Na sua opinião como o cenário da segunda imagem poderia ser evitado? Escreva suas respostas em um caderno.


Atividade 2

O problema fica ainda pior quando a água não tem para onde escorrer. Vamos assistir o vídeo abaixo e aprender mais sobre a enchente, acessando o link a seguir. 


ENCHENTE NA CIDADE – MÚSICA – PINGUINHO – CRIANÇAS INTELIGENTES” – Canal: Crianças Inteligentes – Link: https://www.youtube.com/watch?v=CvI6d5aPJsQ

Atividade 3

O que podemos fazer para evitar as inundações na nossa cidade? Seja criativo e pense em formas de evitarmos os alagamentos. Você pode registrar suas ideias num caderno.


ComponentesHabilidades
Geografia(EF03GE04-A) Explicar como os processos naturais e antrópicos atuam na produção e na mudança das paisagens.
(EF03GE04-B) Perceber como a ação antrópica interfere na dinâmica da paisagem do seu município.
(EF03GE04-C) Conceituar paisagens naturais e antrópicas e identificá-las em seu município.
Ciências da Natureza(EF03CI10-D) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo.

Ciclo da infância – Experiências e Curiosidades – 3º ano – C


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.