You are currently viewing Língua Portuguesa – Poesia no cordão

Língua Portuguesa – Poesia no cordão

Bom dia!! Boa tarde!!
Que tal aprender um pouco mais. Hoje você terá a oportunidade de apreciar a riqueza das palavras da Língua Portuguesa!! Com elas, poderá brincar, criar e informar de forma bem divertida e alegre. O cordel é uma poesia popular, que retrata fatos cotidianos de cidades
ou de regiões.
Te convido a conhecer e se encantar com tantas histórias encantadoras.
Será muito legal!

A aula de hoje apresenta uma sequência de 4 atividades para serem desenvolvidas. Por meio dessas atividades você aprenderá um pouco mais sobre a Literatura de Cordel. Chame seus responsáveis para auxiliar, em caso de dúvidas!


Atividade 1:

Você sabia que a Literatura de Cordel é feita para ler e também para cantar? Ouça a música de Francisco Diniz, com bastante atenção. Nela será apresentada a história, a definição, imagens interessantes e, ainda, exemplos da origem da literatura de cordel e dos maiores imagens interessantes e, ainda, exemplos da origem da literatura de cordel e dos maiores cordelistas. Se ligue nessa descoberta interessante da nossa cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8

Assista ao vídeo: Tutorial: Como fazer um cordel. Ele traz uma explicação de como fazer um cordel:

https://www.youtube.com/watch?v=IG7XU7B_8K4
6 REGRAS PARA FAZER UM CORDEL 
1-    Escolher o tema
2-    Versos e estrofes
3-    Rimas
4-    Métrica
5-    Sílaba   poética
6-    Coesão

Atividade 2

Fazer a leitura do texto: O meu Sertão Agradece a Chuva que Deus Mandou disponível no link abaixo. Após a leitura, reescrever no caderno uma estrofe que gostou e ilustrá-la.

https://www.recantodasletras.com.br/cordel/4710281

Saiba Mais | Referências:Cordel da informação e a COVID 19- ONU Brasil –https//nacoesunidas.org/vídeo-cordel-da-informação-e-a-/amp/covid19Imagem: literatura de cordel e xilogravura https://imagens.app,goo,gl/PNi2kRsE8v7kfw618
Objeto de ConhecimentoComparação e associação de textos em estudo: forma, conteúdo, estilo e função social. 
Habilidades(GO- EF35LP32) ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e inferência, verificação de hipóteses: seleção e checagem. (GO- EF35LP33) ler, comparar e associar os gêneros em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social. 
Proponentes/ Professores:Kênia Augusta Modesto de SouzaSandra Valéria CatúlioSimone Araújo Teixeira
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira 
CRE:BRETAS