Bom dia!! Boa tarde!!
Que tal aprender um pouco mais. Hoje você terá a oportunidade de apreciar a riqueza das palavras da Língua Portuguesa!! Com elas, poderá brincar, criar e informar de forma bem divertida e alegre. O cordel é uma poesia popular, que retrata fatos cotidianos de cidades
ou de regiões.
Te convido a conhecer e se encantar com tantas histórias encantadoras.
Será muito legal!
A aula de hoje apresenta uma sequência de 4 atividades para serem desenvolvidas. Por meio dessas atividades você aprenderá um pouco mais sobre a Literatura de Cordel. Chame seus responsáveis para auxiliar, em caso de dúvidas!
Atividade 1:
Você sabia que a Literatura de Cordel é feita para ler e também para cantar? Ouça a música de Francisco Diniz, com bastante atenção. Nela será apresentada a história, a definição, imagens interessantes e, ainda, exemplos da origem da literatura de cordel e dos maiores imagens interessantes e, ainda, exemplos da origem da literatura de cordel e dos maiores cordelistas. Se ligue nessa descoberta interessante da nossa cultura.
Assista ao vídeo: Tutorial: Como fazer um cordel. Ele traz uma explicação de como fazer um cordel:
6 REGRAS PARA FAZER UM CORDEL 1- Escolher o tema 2- Versos e estrofes 3- Rimas 4- Métrica 5- Sílaba poética 6- Coesão |
Atividade 2
Fazer a leitura do texto: O meu Sertão Agradece a Chuva que Deus Mandou disponível no link abaixo. Após a leitura, reescrever no caderno uma estrofe que gostou e ilustrá-la.
https://www.recantodasletras.com.br/cordel/4710281
Saiba Mais | Referências: | Cordel da informação e a COVID 19- ONU Brasil –https//nacoesunidas.org/vídeo-cordel-da-informação-e-a-/amp/covid19Imagem: literatura de cordel e xilogravura https://imagens.app,goo,gl/PNi2kRsE8v7kfw618 |
Objeto de Conhecimento | Comparação e associação de textos em estudo: forma, conteúdo, estilo e função social. |
Habilidades | (GO- EF35LP32) ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e inferência, verificação de hipóteses: seleção e checagem. (GO- EF35LP33) ler, comparar e associar os gêneros em estudo, observando forma, conteúdo, estilo e função social. |
Proponentes/ Professores: | Kênia Augusta Modesto de SouzaSandra Valéria CatúlioSimone Araújo Teixeira |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira |
CRE: | BRETAS |