You are currently viewing Poema: “A Avó”

Poema: “A Avó”

Olá! Você sabe o que é um poema? Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. Vamos aprender mais sobre poemas?


A palavra “poema” deriva do verbo grego “poein” que significa “fazer, criar, compor”. A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas. Na Grécia Antiga, todas as produções literárias – os gêneros épico, lírico e dramático – eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.

Agora, que tal ler um Poema?

Atividade 1

Acesse o link e leia o poema de Olavo Bilac “A AVÓ”

https://www.letras.mus.br/olavo-bilac/a-avo/


Atividade 2

Agora, que você já relembrou o que é um poema e fez a leitura do poema “A AVÓ” de Olavo Bilac, responda:

De acordo com a 4ª estrofe do poema por que a vovó ficou branquinha, branquinha?

Porque os netinhos adormecem no colo da avó?


Atividade 3 

Você já ouviu um poema recitado por um idoso?

Se já, escreva a parte que você mais gostou?

Se não, pesquise um poema, leia em voz alta, copie em seu caderno ou no celular e recite para sua família.


Atividade 4

Por causa do novo coronavírus estamos passando por um momento de isolamento social, para proteger principalmente doentes crônicos e idosos. Para cuidar da nossa saúde e de outras pessoas, principalmente durante períodos de pandemias precisamos de informações sobre saúde pública (gratuita). Para saber mais, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, acesse o link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você.

“SUS – Sistema Único de Saúde” – Canal: Ciar UFG – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_GKse_BCAWU

ComponenteHabilidades
Língua Portuguesa(EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam

Ciclo da infância – Ética e Cidadania – 4º ano – D


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.